Prahalad define as competências essenciais como um conjunto de habilidades, conhecimentos e técnicas que dão à organização a possibilidade de oferecer um benefício específico e único aos seus clientes. ... Como exemplo de competências essenciais, podemos citar o design e os motores dos carros da Ferrari.
Em sincronia com a visão estratégica das organizações, a gestão por competência pretende criar meios que possibilite o comprometimento dos indivíduos e grupos com os objetivos da organização, ao mesmo tempo em que desenvolve e mantem sua vantagem competitiva diante da concorrência.
Superação de metas: a gestão por competências impacta diretamente no atingimento dos objetivos estratégicos da organização, pois auxilia os colaboradores a fazerem seu trabalho da melhor forma possível.
Gestão por competências é o conjunto de conhecimentos, habilidades e experiências de uma pessoa ou organização. Gerenciá-la consiste no processo de identificação de qualidades e desenvolvimento de potenciais dos colaboradores de forma que mantenham comportamentos alinhados aos objetivos de negócio.
A gestão por competência é capaz de diminuir a rotatividade e aumentar a retenção de talentos na empresa. ... Assim, a probabilidade de esse talento deixar o time é bem menor, reduzindo o índice de turnover da empresa como um todo.
A Gestão por Competência funciona melhor quando implementada em todas as áreas da organização em que exista gestão de pessoas. Entre as atividades que podem ser realizadas a partir dos princípios do modelo estão o recrutamento e seleção, a avaliação de desempenho e o treinamento e desenvolvimento.
Para que tenha sucesso, é fundamental obter o envolvimento e a adesão das pessoas-chave da administração e dos postos de trabalho. A sensibilização deste público na busca do comprometimento deve fazer parte da estratégia inicial ao processo.
Quando se muda o foco e o perfil de uma área, como a de gestão de pessoas, novas competências são exigidas do profissional. À vista disso, pode-se dizer que a principal competência do gestor de pessoas atualmente é: a) Ser planejador.
Chiavenato (2010) define que as competências individuais é a fusão do conhecimento, habilidade e atitude que podem ser definidas com o propósito de integrar e convergir em uma determinada tarefa. Ainda afirma que pessoas dotadas de competências, são pessoas dotadas de talentos.
“Competência individual sendo uma combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes que afeta a maior parte de um trabalho., uma vez que estão relacionadas com o desempenho deste, e que pode ser mensurada através de padrões bem aceitos e melhorada através de treinamento e desenvolvimento.