Sófocles
Electra, na mitologia grega, era filha de Agamemnon e Clitemnestra, irmã de Orestes, Crisótemis e Ifigênia. ... O termo complexo de Electra é usado na Psicologia Analítica como a contrapartida feminina do complexo de Édipo, para designar o desejo da filha pelo pai.
Uma letra é um grafema num sistema alfabético de escrita, como o Alfabeto grego e seus descendentes. Letras compõem fonemas e cada fonema representa um fone (som) na Língua falada.
O Complexo de Electra, designa um termo criado por Carl Gustav Jung (1875-1961), fundador da psicologia analítica. Foi baseado na peça grega do dramaturgo grego, Sófocles: Electra. Essa perturbação, em contraposição ao Complexo de Édipo, assinala uma fase onde a menina, deseja seu pai e rejeita sua mãe.
Na Psicanálise de Freud, o Complexo de Édipo pode ser considerado um dos conceitos fundamentais. Segundo Freud, refere-se a uma fase comum e universal do desenvolvimento infantil, marcado pela “disputa” entre a criança e o progenitor do mesmo sexo pelo amor do progenitor do sexo oposto.
Complexo de Napoleão é a denominação popular de um suposto complexo de inferioridade que afetaria algumas pessoas de baixa estatura. A expressão também é usada genericamente na descrição de pessoas que são instigadas a supercompensar uma incapacidade percebida, em outros aspectos de suas vidas.
É com os irmãos que a criança tem mais chances de aprender a se socializar e enfrentar o mundo, enquanto os pais ficam com a tarefa de transmitir valores. Ou seja: no cotidiano, eles prestam atenção no que o outro está fazendo, na experiência vivida, no exemplo a ser seguido.
Você deve ser feliz, mesmo com este problema. Você deve ser eficiente e cultivar a boa vontade, a caridade, a racionalidade, a bondade. Jamais limite a sua vida e a sua evolução por causa do outro. Ofereça o que é bom, se esforce para superar o problema – e não paralise sua vida.
O ciúme e a inveja. Ciúme e inveja podem ser fontes de conflito nas relações entre irmãos de qualquer idade. Às vezes, é a insegurança de alguns dos irmãos que causa esta situação, porque ele pode sentir uma enorme sensação de frustração quando seu irmão tem um emprego melhor ou um cônjuge espetacular.
Incesto é a atividade sexual entre membros de uma família ou entre parentes que possui uma relação de consanguinidade (relações de sangue). O tabu do incesto é e tem sido um dos mais difundidos de todos os tabus culturais, tanto no presente e em muitas sociedades antigas.
10 dicas para lidar com o ciúme entre irmãos
Segundo a associação, o ciúme surge no imaginário da criança quando ela sente a perda de afeto, particularmente da estima da mãe, após a chegada de um irmãozinho. É mais frequente nos primogênitos, quando há diferença muito grande de idade entre os irmãos e nas crianças superprotegidas.
O ciúmes é um sentimento de insegurança que vem do medo de perder uma pessoa, em que o seu maior desejo é preservar e permanecer em uma relação.
Conheça 10 passos para deixar de sentir ciúmes:
Formas de controlar o ciúmes obsessivo
Esse sentimento significa ter desejo ou sentimento de posse sobre alguém ou alguma coisa, e quando associamos possessividade com relacionamentos, outro sentimento bastante comum surge para “unir forças” e deixar o clima ainda mais desafiador, o ciúme.
Ciúme normal tem limite, é transitório. ... Portanto, dentro de certo limite, sentir ciúmes é normal. Mas quando o ciúme se apossa do indivíduo sem nenhum limite, torna-se patológico. Talvez seja o momento de buscar ajuda junto a especialista da área, pois não é muito fácil identificar quando o ciúme passa do limite.
Quando o ciúme gera problemas Quando assume um caráter obsessivo, o ciúme pode acarretar em paranoia e sentimento de possessão, que só fazem mal para quem o sente e que podem colocar a relação em risco, além de prejudicar a saúde individual de quem desenvolve estes sentimentos.
A situação já começa a sair do controle com o ciúme exagerado. Esse sentimento acontece em maior intensidade do que quando o ciúme é normal, e causa muita tristeza e desconforto para a pessoa que o sente. Geralmente, o ciúme exagerado é causado pela insegurança, baixa autoestima, depressão ou ansiedade.