A meditação é uma técnica que permite conduzir a mente para um estado de calma e relaxamento através de métodos que envolvem postura e focalização da atenção para atingir tranquilidade e paz interior, trazendo diversos benefícios como redução do estresse, ansiedade, insônia, além de auxílio para a melhorar o foco e a ...
Como meditar: passo a passo simples para relaxar a mente
O mindfulness é um método de treinamento mental, como uma musculação para o cérebro mesmo. Estudos científicos atestam que a prática da atenção plena (um tipo de meditação) ajuda no aumento do foco, da produtividade, diminuição do estresse e até na melhora das relações interpessoais.
Com as técnicas e os exercícios de concentração, a atenção plena possibilita que as pessoas estejam mais focadas na rotina diária. ... É o momento de fechar os olhos, ficar numa posição confortável e buscar na respiração uma âncora para atenção plena. Ou, ainda, outro exercício é prestar atenção nos pensamentos.
A prática de mindfulness permite uma sensação agradável de estar “plenamente presente” num determinado momento e lugar e leva a pessoa a cometer menos erros em suas ações. Também ajuda a combater o estresse que decorre do fato de poluir a mente com várias ideias ao mesmo tempo.
Mindfulness é um conjunto de técnicas práticas, possíveis e cientificamente comprovadas que te ajudam a focar no momento presente, sem deixar o passado ou o futuro te afetarem, tornando sua mente mais desperta e saudável, sendo sua aliada.
Um instrutor qualificado é aquele que passou por uma formação e certificação profissional específica para atuar com mindfulness, fornecida por um centro formador reconhecido (institutos ou universidades).
Mindfulness não significa meditação, como se pensa erroneamente; refere-se a um estado ou característica da men- te humana, descrita por todas as tradições religiosas e presente em todos os indivíduos, em maior ou menor intensidade.
Jon Kabat-Zinn
1979
A sua origem remonta às práticas budistas com mais de 2500 anos. Em 1979, o mindfulness começou a ser usado como prática terapêutica pelo médico Jon Kabat-Zinn e, em 2001, Mark Williams, John Teasdale e Zindel V. Segal desenvolveram uma terapia cognitiva com base no mindfulness [Mindfulness-Based Therapy – MBCT].