É possível congelar tanto o repolho cru quanto o cozido. No caso do repolho cru lave bem e corte em fatias finas ou solte as folhas.
Por ter as folhas firmes, o repolho congela superbem e vai direto do congelador para a panela. Corte de acordo com o preparo desejado, lave e escorra bem, e então congele em sacos plásticos.
É o caso dos legumes e verduras. Praticamente todas as hortaliças podem ser congeladas. Alguns exemplos são brócolis, cenoura, beterraba, pimentão, berinjela, abóbora, ervilha, vagem e couve-flor. Exceções são vegetais folhosos consumidos crus, como alface, rúcula e agrião, que não toleram congelamento.
Com um pouco de vinagre, se forem brancos (couve-flor e alcachofra) e roxos (repolho, beterraba). Depois de 30 segundos a 1 minuto (eles devem estar firmes), tire da água, escorra bem e mergulhe na água com gelo. Deixar escorrer bem a água antes de congelar.
Deixe os vegetais de molho na água com um pouco de vinagre ou limão. Uma ótima forma de tirar o amargo dos vegetais é deixá-los de molho em uma solução com água + vinagre ou suco de limão. Basta encher uma bacia com água da torneira e adicionar um desses ingredientes (sempre em menor proporção que a água).
Alimentos que prejudicam as hemorroidas Além de evitar esses alimentos é importante reduzir o consumo de alimentos que aumentam os gases intestinais e provocam desconforto e prisão de ventre, como feijão, lentilha, repolho e ervilha.