A partir do renascimento, surgiu o antropocentrismo que se opunha ao modelo teocêntrico, defendendo a ideia do homem como centro do universo. ... Isso deve-se ao fato de os artistas do Renascimento defenderem que a arte da Grécia e da Roma Antiga tinham um valor estético e cultural superior ao das artes da Era Medieval.
Durante o Renascimento houve um grande desenvolvimento naval, comercial e urbano, o que resultou em um significativo crescimento econômico, que deu origem a uma nova classe social, a burguesia.
Como o Brasil foi descoberto em 1500, num período em que o Renascimento se iniciava, o país não teve influências medievais em suas artes. ... A Idade Média foi uma época em que a produção artística praticamente não existiu.
O movimento humanista surge como mote para a valorização do ser humano e da natureza humana, onde o antropocentrismo (homem no centro do mundo) foi sua principal característica. O humanismo foi uma corrente intelectual que se destacou na filosofia e nas artes e que desenvolveu o espírito crítico do ser humano.