Na química de oxidação e redução, um agente oxidante é uma substância que é reduzida em uma reação química, causando a oxidação de outra substância. Os agentes oxidantes comuns incluem oxigênio (O2), que fornece a origem do termo “oxidação”, peróxido de hidrogênio (H2O2), ozônio (O3) e gases de halogênio.
O agente redutor é o que causa a redução da outra espécie química reagente e o agente oxidante causa a oxidação.
Isto ocorre porque o flúor e o cloro são agentes oxidantes tão fortes que reagirão com quase todos os materiais com os quais entrarem em contato e a reação produz um composto que é mais estável que os gases propriamente ditos.
Resposta: Explicação: O átomo reduzido é chamado agente oxidante; são necessários elétrons do átomo oxidado, que é outro nome para o agente redutor. Se um elétron deixa um átomo, ele deve ir para outro lugar, de modo que os processos de oxidação e redução andam de mãos dadas.
Diante da tabela abaixo, o melhor agente redutor é o Al (alumínio) pois dos três, é quem possui o menor potencial de redução. Vamos a lembrar que um agente redutor são espécies químicas de agentes redutores responsáveis por reduzir outra substância, uma vez que doam elétrons e reduzem a outra substância.
Classificação das reações e dos agentes em reações de óxido-redução: se houver uma perda de elétrons a reação será chamada de reação de oxidação; quando há ganho de elétrons é chamada de reação de redução. O elemento que sofre oxidação é chamado de agente redutor e o que sofre redução é chamado de agente oxidante.
Nas reações de oxidação-redução (reações redox), quanto mais forte for um oxidante mais fraco é o seu redutor conjugado, e quanto mais forte é um redutor mais fraco é o seu oxidante conjugado.
A oxidação é um processo químico normal em nossos corpos, que resulta em moléculas instáveis chamadas radicais livres. Em pequenas quantidades, esses radicais livres são úteis para nossa saúde pois têm um papel importante nos processos normais de nossas células.