Um exantema maculopapular é um tipo de exantema caracterizado por uma área vermelha e plana na pele com pápulas pequenas e confluentes. Pode aparecer como avermelhado apenas em pessoas com pele mais clara.
Doenças Infecciosas e Parasitárias A rubéola é uma doença aguda, de alta contagiosidade, que é transmitida pelo vírus do gênero Rubivirus, da família Togaviridae. A doença também é conhecida como “Sarampo Alemão”.
O exame é feito através da coleta de sangue por uma veia como os exames normais e o preparo geralmente é somente oito horas de jejum. A sorologia para rubéola serve para diagnosticar se a pessoa já teve contato com esse vírus ou se já tomou a vacina.
Segundo a Dra. Sumire Sakabe, infectologista do H9J, quem já teve caxumba ou foi vacinado com a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) está imunizado. "Se alguém ficar na dúvida se tomou ou perdeu a carteirinha pode tomar a vacina novamente", afirma a Dra. Sumire.
Doses necessárias da vacina contra sarampo, caxumba e rubéola. Crianças devem receber a primeira dose aos 12 meses e a segunda aos 15 meses de idade. Considera-se adequadamente vacinado o indivíduo que tiver recebido duas doses depois da idade de um ano.
Adolescentes não vacinados devem receber duas doses. Adultos, em viagem para o exterior, sem registro de vacinação, devem ser vacinados. - Crianças mais velhas, adolescentes e adultos não vacinados ou sem comprovação de doses aplicadas: duas doses com intervalo de um a dois meses.
Nas crianças até 12 anos de idade e não vacinados: 2 doses com intervalo de 1 mês. Para ser considerado protegido, todo indivíduo dever ter tomado duas doses na vida, com intervalo mínimo de um mês, aplicadas a partir dos 12 meses de idade. - História de anafilaxia após dose anterior da vacina ou a algum componente.
Pessoas entre 1 e 29 anos de idade, com 1 (uma) dose comprovada da vacina no cartão de vacina, deverá completar o esquema vacinal com a 2ª dose da vacina. Se a pessoa não tomou nenhuma dose da vacina, perdeu o cartão ou não se lembra: De 1 a 29 anos: são necessárias 2 (duas) doses; De 30 a 59 anos: apenas 1 (uma) dose.
Quem já tomou a vacina contra sarampo precisa tomar de novo? Não é preciso, uma vez que não há prazo de validade para a imunização. Jon Carlos Delorenzi, especialista da Mackenzie, ressalta, porém, que, como há um surto da doença, é recomendado que todos tomem a vacina, mesmo já tendo se vacinado.
Quem já teve sarampo diagnosticado por médico e, de preferência, utilizando um exame de sangue para pesquisa de anticorpos, não precisa tomar mais vacina contra esse vírus.
E vale lembrar que a vacinação contra o sarampo segue o calendário normal para as outras faixas etárias. Para pessoas de até 29 anos a orientação é a mesma: duas doses comprovadas. Já quem tem entre 30 e 59 anos precisa ter pelo menos uma dose da tríplice viral.
Faz mal tomar mais de duas doses da vacina do sarampo? Excluindo os grupos com contraindicação, não. “É um reforço e estamos falando de anticorpos a mais, obtidos por uma vacina segura”, comenta Rosana.