A tumefação (degeneração hidrópica ou vacuolar) é lesão celular reversível, devido ao acúmulo de água e eletrólitos no citoplasma e nas organelas celulares, por distúrbio hidroeletrolítico, tornando-as volumosas, tumefeitas.
Degeneração Hidrópica (balonosa): É o acúmulo de água nas células, devido a alterações na bomba de sódio e potássio, retendo sódio na célula, e consequentemente, retendo água. Suas principais causas são hipóxia, hipertermia, intoxicação, infecção de caráter agudo, toxinas, hipopotassemia e distúrbios circulatórios.
EDEMA CELULAR /TUMEFAÇÃO ➢ Resposta mais comum as agressões celulares. ➢ Principal consequência = perda do controle osmótico (entrada de água na célula) e aumento do volume celular.
Esteatose, também chamada de transformação gordurosa ou lipidose é uma degeneração caracterizada pelo acúmulo anormal e reversível de lipídeos no citoplasma de células parenquimatosas, hepatócitos, fibras do miocárdio, onde normalmente lipídeos não seriam evidenciados histologicamente, formando vacúolos em conseqüência ...
É um processo agudo e reversível, sendo encontrado mais freqüentemente nos ligamentos, tendões, meniscos, duramater espinhal, na mixomatose dos coelhos (causada por um poxvírus, afetando principalmente o limite pele - mucosas e as orelhas), no hiper e hipotireoidismo (com formação do "Mixedema" na derme) e em algumas ...
mu·cói·de |ói| Que tem aparência de muco. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: mucoide. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: mucóide.
A degeneração mucoide do ligamento cruzado anterior em participantes com ou em risco para osteoartrite está associada à progressão da redução do espaço articular do compartimento femorotibial medial em joelhos com menos lesões na superfície condral.
Uma lesão de menisco degenerativa é uma lesão que se desenvolve lentamente, tipicamente envolvendo uma clivagem horizontal do menisco em uma pessoa de meia-idade ou idosa. Tais lesões de menisco são frequentes na população em geral e são muitas vezes encontradas acidentalmente na ressonância magnética do joelho.
Lesões meniscais são associadas ao desgaste progressivo da cartilagem articular e do desenvolvimento de osteoartrite. O menisco medial é semicircular e anexado ao ligamento colateral medial (LCM) do joelho.
O tempo total de recuperação de uma lesão de menisco varia muito com a causa do problema, sua gravidade e estado de saúde geral do indivíduo. Normalmente, porém, todas as capacidades de movimento e locomoção são restauradas em até quatro a seis meses do pós-cirúrgico, dependendo da técnica utilizada na cirurgia.