Segundo o neurologista Martin Portner, esse 'feeling' seria a sexta maneira de 'sentir algo' – as outras cinco são visão, audição, olfato, tato e paladar. “Na verdade, é a integração de todos os cinco - os estados internos do organismo e a mente racional - todos voltados para nos dar uma informação preciosa", explica.
Segundo AYRES (2005), a Integração Sensorial é o processo pela qual o cérebro organiza as informações, de modo a dar uma resposta adaptativa adequada, organizando assim, as sensações do próprio corpo e do ambiente de forma a ser possível o uso eficiente do mesmo no ambiente.
Biologia. O sistema sensorial é composto pelos sentidos: visão, audição, olfato, paladar, tato com seus respectivos órgãos: olho, ouvido, nariz, língua e pele.
Convencionou-se chamar de sentidos especiais as cinco modalidades sensoriais cujos órgãos sensoriais encontram-se na cabeça: visão, audição, equilíbrio, gustação e olfação.
O sentido do tato é um dos cinco sentidos, mas, diferentemente dos outros sentidos, ele não é encontrado em uma região específica do corpo, e sim em todas as regiões da pele. A nossa pele é o maior órgão do corpo humano. Ela é repleta de terminações nervosas capazes de captar estímulos térmicos, mecânicos ou dolorosos.
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 1 Sentido pelo qual temos o conhecimento e a percepção da forma, temperatura, consistência, pressão, peso etc. de um corpo ou de um objeto. 2 por ext Sensação causada pelos objetos quando os apalpamos: “Diferente de outras pedras da montanha, aquela era lisa, suave ao tato.
substantivo masculino Sentido através do qual é possível conhecer e perceber a extensão, a temperatura, a forma, a consistência de algo ou de alguém, por meio do nosso próprio corpo, especificamente pelo contato com a pele. [Por Extensão] Sensação causada pelos corpos quando os apertamos ou tocamos.
Quedas, queimaduras, desequilíbrio, falta de capacidade para segurar em objetos são algumas das consequências da perda do tato. Existem nervos na pele que não reagem apenas a um estímulo mecânico a que chamamos toque.
Carinhosamente muitos irmãos chamam-se de tato. ... Porque o que queremos aos nossos pequenos e exigentes clientes é simplesmente isso: um brinquedo para pegar, tocar, divertir, desenvolver a criatividade, proporcionar alegrias, assim tão naturais e gostosas como brincar com um irmão e amigos.
Ouça mais do que fala. Mantenha contato visual e acene a cabeça para mostrar que está prestando atenção. Faça perguntas abertas durante a conversa para incentivar alguém a falar, todo mundo gosta de falar de si mesmo. Tente conversar sem revelar muitos detalhes pessoais.
Ser discreta é ser elegante
Para ser uma pessoa sutil é preciso ser discreto, evitar alarde e nunca se envolver com o escândalo, afinal, quem tem serenidade sabe agir sem fazer barulho. É como a mensagem da história da Carroça Vazia: “Fale pouco, ouça mais, aprenda sempre. Mantenha o equilíbrio e a serenidade em qualquer situação“.