O mulungu serve para ajudar no tratamento de estados emocionais como histeria,insônia, neurose, ansiedade, agitação, depressão, ataque de pânico, compulsão, distúrbio de sono; e de doenças como hepatite, esclerose, pressão alta, cistite, epilepsia, insuficiência urinária, gengivite ou bronquite asmática.
Madeira: Leve, mole e macia, de baixa durabilidade quando exposta. Tronco: Tronco ereto e cilíndrico de 50-70 cm de diâmetro, revestido por casca acinzentada com ritidoma estriado. Folha: Folhas compostas trifolioladas, com pecíolo de 8 cm; folíolos ovalados, glabros, de 8-11 cm de largura e pouco maior no comprimento.
É endêmica do Brasil, encontrada no Cerrado, Caatinga, Amazônia e Mata Atlântica. Além desta existem mais duas espécies do gênero Erythrina que também são conhecidas como mulungus: Erythrina velutina (mulungu-da-caatinga), América do Sul. Erythrina speciosa (mulungu-do-litoral), Brasil.
Erythrina verna, anteriormente chamada de Erythrina mulungu, é espécie nativa do Brasil e de maior ocorrência na região sudeste do país [2]. ... O nome Erythrina vem do grego "erythros" (vermelho) devido a cor das flores.
Colocar a casca de mulungu na água e deixar ferver por 15 minutos. Depois coar, deixar amornar e tomar o chá ainda morno, 2 a 3 vezes ao dia. Evitar tomar por mais de três dias seguidos.
Deve ser cultivada a pleno sol, em solos férteis e úmidos, preferencialmente ricos em matéria orgânica. Multiplica-se principalmente por sementes, que não necessitam nenhum tipo de tratamento especial, devendo ser plantadas logo que sejam colhidas.
Deve ser cultivada sob o sol pleno. O solo para seu cultivo deve ser bem drenado e ao ser plantada deve ser regada até o desenvolvimento da planta. A espécie não tolera geadas. Cultive a corticeira como arvoreta em composição com outras espécies do cerrado.
O mulungu está contraindicado para crianças com menos de 5 anos, grávidas e mulheres que estão amamentando. Além disso, o mulungu também não deve ser usado por pessoas que usam medicamentos anti-hipertensivos ou antidepressivos, sem supervisão do médico, pois pode potencializar o efeito desses medicamentos.
Dá uma olhada nessa Erythrina speciosa! Mulungu do litoral, mulungu, corticeira e muitos nomes!!
A casca do mulungu pode ser encontrada na natureza, em feiras livres e lojas de produtos naturais. Os filantrópicos (medicamentos naturais) a base dessa planta medicinal podem ser adquiridos em lojas de produtos naturais físicas ou via internet.
Modo de preparo Colocar a casca de mulungu na água e deixar ferver por 15 minutos. Depois coar, deixar amornar e tomar o chá ainda morno, 2 a 3 vezes ao dia. Evitar tomar por mais de três dias seguidos.
Tome uma xícara antes de dormir e uma ao acordar para se beneficiar da ação calmante desse chá. A casta deve ser fervida na água. E retirada antes de tomar o chá.
O mulungu tem ação antidepressiva e, por seu efeito tranquilizante, também age nos casos de síndrome do pânico, compulsões diversas, histeria, neurose e transtorno de ansiedade. Quem tem pressão alta pode se beneficiar dos princípios desse chá, que tem ação hipotensa.
Modo de preparo Ferva o mulungu e a valeriana por 10 min. Coe e jogue essa fervura sobre a camomila. Abafe por 5 minutos. Coe e tome 1h antes de dormir.
Mulungu é um fitoterápico: Tem ação sedativa sobre o sistema nervoso central e relaxante da musculatura lisa. É usado como calmante na agitação nervosa e insônia e coadjuvante em dores de origem reumática ou nevrálgica. Proporciona sono natural, sem causar dependência, diminuindo o tempo necessário para adormecer.
Alguns benefícios da Valeriana com o Mulungu: - Combinação com efeito calmante e tranquilizante. - Ajuda a aliviar a ansiedade e o estresse. - Utilizado também para cansaço excessivo, esgotamento nervoso e esforço mental excessivo. - Auxilia no tratamento da insônia, promovendo e regularizando o sono.
Colocar a casca de mulungu na água e deixar ferver por 5 minutos. Aguarde esfriar a pode tomar quentinho, se preferir. Evitar tomar o chá por muitos dias seguidos. Tomar uma xícara uma hora antes de dormir.
Coe e beba, sem adoçar. O efeito do mulungú varia de pessoa para pessoa. Em alguns pode induzir o sono de maneira bastante eficaz, em outros de maneira menos eficaz, mas o mais importante é que ele facilita que peguemos no sono. O gosto não é forte, caso queiram saber, eu acho diferente, mas nada intragável.
Auxílio no tratamento de distúrbios psicológicos. Diluir 20 a 30 gotas em 200ml de água e tomar às 20hs.
Chá de melissa trata de disfunções do sono, desintoxica o corpo, fortalece o sistema imunológico, diminui a ansiedade e alivia dores de cabeça e sintomas da menstruação.
Como usar a água de melissa Recomenda-se usar 30 gotas de água de melissa diluídas em meio copo de água para usá-la como sonífero, assim como ansiolítico, ou seja, para combater problemas de ansiedade e insônia.
Também contribui para manter a saciedade e tem efeito diurético, ajudando a reduzir o inchaço.
De acordo com o formulário de fitoterápicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o ideal é ingerir até 3 xícaras por dia, sem ultrapassar a quantidade de 12 gramas de folhas da planta ou 450ml do chá.