O problema surgiu após a Caixa identificar diversos casos de hackers cometendo fraudes para receber o benefício de forma indevida. Outro erro que pode justificar o desaparecimento do valor são inconsistências cadastrais, seja a não ativação da poupança social digital ou a desatualização dos dados no cadastro do FGTS.
Caso já tenha sido roubado, o trabalhador pode entrar com um pedido de contestação diretamente em uma agência da Caixa, segundo o banco. Se o pedido for negado, é possível solicitar reanálise da contestação, também em qualquer agência.
Caso note que falta algum depósito no extrato do seu FGTS:
É possível consultar o valor do saque e a data em que os R$ 1.
O trabalhador tem até dois anos após o término do contrato de trabalho com a empresa para cobrar na Justiça os seus direitos trabalhistas, incluindo o FGTS não depositado. Se este prazo já tiver passado, a única forma de reaver o valor é se houver uma fiscalização na empresa por parte do Ministério do Trabalho.
Pode ser que tenha ocorrido algum erro ou alteração cadastral quando do seu registro na empresa atual. Verifique se não há alguma incongruência nos seus dados pessoas (letra trocada no nome, numeração incorreta de PIS, CPF, etc) ou alteração de nome (devido a um casamento, por exemplo).