No caso do primeiro filho, o tempo de trabalho de parto pode variar entre 12 a 24 horas, mas este tempo tem tendência a diminuir a cada gravidez. O parto prematuro pode surgir à partir das 20 semanas de gestação, mas o ideal é que comece após as 37 semanas.
Por exemplo, uma mulher com valor de beta hCG de 3.
O bebé na 36ª SE Na 36ª semana da gravidez, o bebé mede cerca de 47 centímetros da cabeça aos pés e pesa entre 2750 e 2900 gramas. Se o bebé nascer esta semana ainda é considerado prematuro, mas, geralmente, não precisa de cuidados especiais no pós-parto.
O desenvolvimento do feto com 37 semanas de gestação, que são 9 meses de gravidez, está completo. O bebê já pode nascer a qualquer momento, mas ele poderá permanecer ainda na barriga da mãe até as 41 semanas de gestação, somente crescendo e engordando.
Bebês e semanas Bebê prematuro: nasce antes da 37ª semana da gestação. Bebê a termo: nasce entre a 37ª e 42ª semana da gestação. Bebê pós-termo ou pós-maduro: nasce depois da 42ª semana da gestação.
Por isso, fabrica mais cedo a chamada substância surfactante, responsável por desenvolver os pulmões e preparar a criança para respirar. “Em uma gestação normal, como o surfactante só é produzido na passagem para o nono mês, os pulmões ainda não amadureceram no oitavo mês.