Definimos função como a relação entre dois ou mais conjuntos, estabelecida por uma lei de formação, isto é, uma regra geral. ... Por exemplo, vamos considerar o conjunto A formado pelos seguintes elementos {–3, –2, 0, 2, 3}, que irão possuir representação no conjunto B de acordo com a seguinte lei de formação y = x².
Mostraremos agora o gráfico e a fórmula geral de cada uma das funções listadas acima:
A formação de uma função do 1º grau é expressa da seguinte forma: y = ax + b, onde a e b são números reais e a é diferente de 0. Consideremos x e y duas variáveis, sendo uma dependente da outra, isto é, para cada valor atribuído a x corresponde um valor para y.
A função afim, definida pela formação f(x) = ax + b ou y = ax + b, é classificada como função de primeiro grau, sendo os coeficientes a e b números reais e diferentes de zero.
O gráfico de uma função afim da forma f(x) = ax + b é sempre uma reta. O coeficiente “a” é o chamado de coeficiente angular e o coeficiente “b” é chamado de coeficiente linear.
Existem diversas formar de achar o valor de a e b em uma funcão afim. Para achar o b, basta observar onde a reta toca no eixo y. Esse valor será o valor de b.
Uma função f : R → R chama-se função afim ou função polinomial do 1º grau quando existem dois números reais a e b tal que f(x) = a.x + b para todo x E R.
Resposta: Independentemente da função atual, a origem de afim é o Latim AFFINIS, “vizinho, contíguo, que tem afinidade com”, de AD, “a”, mais FINIS, “limite”.
Quando o coeficiente angular de uma função afim é um valor positivo ou maior que zero (a > 0), o gráfico da função é uma reta crescente. Do contrário, ou seja, quando o coeficiente angular é um valor negativo ou menor que zero (a < 0), o gráfico da função é uma reta decrescente.
O coeficiente angular é a medida que caracteriza a declividade de uma reta em relação do eixo das abscissas (Ox) de um plano cartesiano.
A equação padrão é f(x) = ax + b, o qual, a = coeficiente angular e b = coeficiente linear. ... Caso a = 0, então não teremos mais um reta inclinada, somente teremos o coeficiente linear (b), como uma reta constante, paralela ao eixo das abscissas, o qual chamamos de função linear.
Para calcular a Tri-média retiramos o maior e o menor valor do conjunto de dados e calculamos a média dos 9 restantes, então:
Mínimo = -3. Máximo = 5. Curtose = 113((−3−1,963)4+… +(5−1,−3=2,605....Exemplo 2.