Quando uma pessoa sofre um choque elétrico as consequências podem ser: queimaduras, Contrações Musculares e do Sistema Nervoso e, dependendo da intensidade do choque, poderão ser afetados órgãos vitais como Coração e Pulmão, que podem levar a pessoa à morte.
Segundo Vieira (2005), choque elétrico é uma perturbação que se anuncia no organismo humano, quando é percorrido por uma corrente elétrica. Essas perturbações podem provocar contração muscular tônica contínua, parada respiratória, fibrilação ventricular do coração e queimaduras.
O choque elétrico é causado pela corrente elétrica e não pela “voltagem” de uma determinada fonte. Explicação: O choque elétrico ocorre quando o contato entre um corpo (humano ou animal) e um condutor eletricamente carregado é feito.
O ser humano suporta choques menores de 2 ampères sem morrer. Porém, não deve-se testar isso, pois um choque por meio de uma corrente com fluxo de 2 ampères pode fazer com que o ser humano fique com ausência de batimento cardíacos, o que pode levar a morte do ser humano.
A gravidade das consequências varia de acordo com o fluxo de corrente elétrica. Então, quanto menor a voltagem da corrente e mais rápido a pessoa for socorrida, mais brandas podem ser as sequelas. Algumas delas são náuseas, queimaduras, tonturas, alteração do batimento cardíaco, formigamento e ardência.
A pessoa fica "colada" quando leva choque pq a musculatura da mão se contrai com a passagem da corrente. ... Dependendo de em qual músculos a corrente passa, pode haver um efeito inverso: ao invés de atingir a musculatura que contrai a mão e o braço, atinge a que destende. O braço então estica e empurra o corpo para longe.
Os choques elétricos ocorrem sempre que uma determinada corrente elétrica percorre o corpo humano. Dependendo da situação, um choque pode causar apenas um pequeno formigamento, queimaduras de terceiro grau ou até mesmo levar a pessoa a óbito. Por que ocorre o choque?
Quando a corrente elétrica atravessa o corpo humano, ela provoca contrações musculares. É o que denominamos choque elétrico.