O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais. Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa.
Principais funções da administração financeira são: Efetuar os recebimentos e os pagamentos, controlando o saldo de caixa; Controlar as contas a receber relativas às vendas à prazo e contas a pagar relativas às compras à prazo, impostos e despesas operacionais.
1. O que os administradores financeiros tentam maximizar e qual é seu objetivo secundário? R: Os administradores financeiros maximizam sua riqueza e suas finanças para investir onde o lucro é maior com menos riscos, visando ganhos sem perdas.
No entanto, vale a pena ressaltar que, para o investidor pessoa física, três são as principais demonstrações: a DRE, Balanço Patrimonial, e Fluxo de Caixa.
O administrador financeiro gerencia contas empresariais e coordena atividades de investimento, que incluem desenvolvimento de orçamentos, geração de relatórios, planejamento de metas financeiras, administração de atividades de folha de pagamento, preparação de demonstrações e pagamento de obrigações da organização.
Em Finanças Corporativas, existem três tipos de decisões fundamentais: A decisão de investimento em projetos (Orçamento de Capital) Financiamento (Estrutura de Capital) Decisões de Curto Prazo (Gestão de Capital de Giro)
5 – As Decisões Financeiras Estas decisões são tomadas pelas empresas de forma contínua e inevitável. As decisões de investimentos envolvem todo o processo de identificação, avaliação e seleção das alternativas de aplicações de recursos, conforme identificadas nos Ativos.