O sócio-construtivismo é uma teoria que vem se desenvolvendo, com base nos estudos de Vygotsky e seus seguidores, sobre o efeito da interação social, da linguagem e da cultura na origem e na evolução do psiquismo humano. ... Portanto, a aprendizagem é um resultado adaptativo que tem natureza social, histórica e cultural.
O método, criado pelo psicólogo bielorrusso Lev Vygotsky, prioriza o desenvolvimento cognitivo do aluno por meio da interação social. Por conta disso, a corrente pedagógica também é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.
O método tradicional foi usado durante muitos anos pela maioria das escolas onde nós (pais) estudamos e consiste na passagem da informação pelo professor para os alunos que assistem às aulas. ... No método construtivista o professor é um mediador entre os alunos e a informação.
No campo específico da pedagogia, a teoria de Dewey se inscreve na chamada educação progressiva. Um de seus principais objetivos é educar a criança como um todo. O que importa é o crescimento - físico, emocional e intelectual. ... Dewey defendia a democracia não só no campo institucional mas também no interior das escolas.
A teoria do conhecimento investiga os problemas decorrentes da relação entre o sujeito e o objeto do conhecimento, bem como as condições primordiais do saber verdadeiro. ... o problema da verdade no pragmatismo é dado pela utilidade do objeto ou pela ação orientada pelo útil.
Em sua formulação original, feita por Charles Sanders Peirce (1839-1914) em 1877-78 e reformulada em 1905, o pragmatismo é um método filosófico cuja máxima sustenta que o significado de um conceito (uma palavra, uma frase, um texto ou um discurso) consiste nas consequências práticas concebíveis de sua aplicação.
Corrente filosófica segundo a qual uma ideia deve ser julgada por sua funcionalidade e não pelo modo como parece ou soa. William James, com frequência chamado o fundador do Pragmatismo, disse certa vez que ele era “um novo nome para velhas maneiras de pensar”. O pragmático acha que nada é “evidente”.
Características do pragmatismo O pragmatismo propõe que o raciocínio siga caminhos similares aos da ciência, priorizando observação de fenômenos, testes, formulação de hipóteses e revisão de teorias. Para o pragmatismo, não existem verdades absolutas.