O ácido ascórbico, quando ingerido na mesma refeição com o ferro não heme, potencializa a absorção.
O mecanismo pelo qual a vitamina C contribui para a melhor absorção de ferro se dá devido ao seu PH ácido, que promove a conversão do íon férrico (Fe+++) em íon ferroso (Fe++), aumentando assim sua absorção.
Ferro e vitamina C: combinação poderosa Diversos estudos mostram que combinar o consumo de alimentos ricos em ferro com aqueles com grande concentração de vitamina C promove uma maior biodisponibilidade no organismo, ou seja, gera melhor absorção dos nutrientes disponíveis nesses alimentos.
Orienta-se que a ingestão seja realizada uma hora antes das refeições (5). Assim a prescrição deve ser sulfato ferroso, 40 mg, 1 comprimido, via oral, 1 hora antes do almoço.
Tomar 1 comprimido revestido (60 mg de ferro elementar equivalente a 428,57 % IDR) por dia, 1 hora antes ou 2 horas depois das refeições, ou a critério médico. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Vc deve tomar junto com alguma refeição. 30 minutos antes das refeições é o mais indicado, porém fica a seu critério.
Ferro e cálcio não combinam (um tem pH alcalino, o outro, ácido), portanto consuma-os em horários diferentes – deixe para tomar o cálcio antes de dormir: além de ser melhor absorvido à noite, ele deve ser ingerido longe das refeições, pois precisa de um ambiente ácido no estômago para ser assimilado.
O suplemento mais conhecido é o sulfato ferroso, que deve ser tomado em jejum, porque interage com alguns alimentos e pode provocar efeitos colaterais como náuseas e azia, mas existem outros que podem ser tomados juntos com as refeições, como é o caso do gluconato ferroso, em que o ferro está ligado a dois aminoácidos ...
O melhor horário para tomar vitaminas é perto ou junto com as principais refeições. Consumir vitaminas dentro desse horário melhora a absorção, garantindo um melhor aproveitamento.
A importância do magnésio para a saúde
O cloreto de magnesio é um medicamento não indicado para hipertensão, não existe nenhum estudo que comprove esse benefício. Existe benefício do uso na dor crônica . Mas tome cuidado do seu uso incorreto pois tem muitos efeitos colaterais como diarreia, vômito e dor abdominal .
COMO ESCOLHER O MELHOR TIPO DE MAGNÉSIO
Causas da falta de magnésio O alto consumo de alimentos processados, açúcares e refrigerantes, e a baixa ingestão de frutas e legumes, pode levar a carência do mineral em nosso corpo. Além disso, bebidas alcoólicas podem dificultar a obtenção da vitamina D, que está diretamente relacionada à absorção do magnésio.
O magnésio L-Treonato é uma forma altamente absorvível de magnésio capaz de atravessar a barreira hematoencefálica e facilmente forçar o seu caminho através das membranas celulares, sendo como as principais funções seu uso para melhora do aprendizado, da memória e da cognição, reduz a ansiedade e o estresse.
Magnésio Treonato: Efeitos colaterais O magnésio é um micronutriente, ou seja, por mais que a gente precise desse mineral, não necessitamos dele em excesso. E altos níveis dele podem acabar causando uma série de problemas, como pressão arterial baixa e dessincronização dos batimentos cardíacos.
Magnésio Taurato: A suplementação de magnésio pode ajudar a baixar a pressão arterial e reduzir o risco de desenvolver diabetes e aterosclerose. Níveis elevados de magnésio também podem proteger contra batimentos cardíacos irregulares e morte cardíaca súbita.