1. Cultura de amoreiras e criação do bicho-da-seda. ... Arte do fabrico da seda.
A seda era considerada a mais valiosa mercadoria da China e gerou a famosa rota da Seda, a mais importante rota comercial da época. A manufatura da seda era um segredo de estado, muito bem guardado até o ano 300, quando se tornou conhecida na Índia. Ou seja: 3.
O bicho-da-seda é a larva ou lagarta da mariposa doméstica Bombyx mori (latim: "bicho-da-seda da amoreira"). É um inseto economicamente importante, sendo um produtor primário da seda. ... Antes disso, as ferramentas para fabricar quantidades de fio de seda não haviam sido desenvolvidas.
O processo de criação do bicho-da-seda se inicia com o acasalamento das mariposas e a eclosão de seus ovos. Assim que surgem, as novas mariposas são postas para acasalar após a sexagem. Quando o macho fecunda a fêmea, ela é separada para fazer a postura (geralmente 500 ovos) em cartões de papel kraft.
O ciclo de desenvolvimento do bicho-da-seda vai da eclosão do ovo até a transformação da lagarta em mariposa. O período em que vive como a lagarta é dividido em cinco fases ou idades, durante as quais é sempre alimentada com folhas da amoreira (Morus spp.).
O fio de seda é fabricado do casulo da lagarta de diversas mariposas. A mais comum é a Bombyx mori, bicho-da-seda da amoreira, que responde por 95% da produção mundial. A sericultura moderna é mecanizada, porém o processo de produção é basicamente o mesmo há 5 mil anos.
O papel de seda é feito com pasta de papel (fibra de madeira) ou com papel reciclado, como papelão e jornais. A polpa molhada é então enrolada em uma máquina de papel até que a espessura desejada seja alcançada.
Normalmente o papel da seda é composto por fibras celulósicas extraídas das plantas, como o cânhamo, o linho, o extrato de arroz, etc. São selecionadas as plantas mais resistentes - que são as de melhor qualidade, visto que isso determina a espessura e a transparência dos papeis.
5 alternativas para quando acaba a seda
Como bolar com um sedanapo?