“Se a degradação ocorrer por meio de um grupo de bactérias ou por uma única bactéria, são produzidas enzimas, as proteases ou proteolíticas, que hidrolisam – quebram a ligação na presença de água – as ligações ésteres e depois degradam os monômeros, que são as unidades que compõem os plásticos, formando dióxido de ...
A proteólise pode ocorrer em vias intracelulares, que envolvem, principalmente, a degradação de proteínas pelo lisossomo (via proteolítica lisossomal), e a degradação de proteínas pelos proteassomas com participação do ATP (via proteolítica da ubiquitina-proteassoma). ...
O controle negativo, produzido apenas com gelatina e água, funciona como o “padrão de não-ocorrência de proteólise”. O controle positivo, feito com amaciante de carne que contém a enzima proteolítica papaína que hidroli- sa a gelatina, funciona como o “padrão de ocorrência de proteólise”.
Enzimas proteolíticas de plantas usadas no amaciamento da carne: bromelina, ficina e papaína. Sendo a maciez da carne um dos fatores de maior importância comercial, vários são os métodos utilizados para se obter essa característica.
As enzimas pécticas têm ação sobre pectinas, tanto na degradação da cadeia poligalacturônica (poliga- lacturonase) como na desmetoxilação dos compostos (pectinametilesterase) e, entre outras aplicações, essas enzi- mas são empregadas na clarificação de sucos de frutas.
Passo a passo
Carne Wagyu trazida do Japão é vendida a até R$ 450 o quilo no Brasil.
Medicinalmente, a bromelina é tomada por via oral para ajudar na digestão e, quando tomada com o estômago vazio, para reduzir a inflamação. Também é usado topicamente para tratar feridas e queimaduras.
Pertencente ao grupo das enzimas, a papaína é uma substância extraída do mamão que possui forte ação digestiva. Além de ser consumida na alimentação diária, essa enzima vem sendo usada pela indústria farmacêutica (na confecção de remédios cicatrizantes) e, inclusive, funciona como ótimo amaciante natural de carne.
Presente em todas as partes do abacaxi (polpa, casca e caule), a bromelina é um tipo de enzima que auxilia na digestão e também é usada para fins medicinais. Ela é muito útil, por exemplo, para diminuir inchaços e tratar focos de inflamação.
A lipase é uma enzima digestiva produzida principalmente no pâncreas e tem como função quebrar a gordura da alimentação em moléculas menores, para que assim possam ser absorvidas pelo intestino. Além do pâncreas, a boca e o estômago também produzem um pouco de lipase para facilitar a digestão.
Geralmente, o teste de amilase sérica é utilizado para ajudar a fazer o diagnóstico de doenças no pâncreas, como pancreatite aguda, por exemplo, ou outros problemas que possam alterar o funcionamento deste órgão, sendo normalmente solicitadas juntamente com a dosagem da lipase.
A α-amilase é uma enzima (uma amilase) presente nos mamíferos e alguns cereais, fungos e bactérias que fragmenta polissacarídeos como o amido ou o glicogénio em moléculas de maltose e dextrinas. Mais especificamente, catalisa a hidrólise de ligações glicosídicas α-D-(1→4).
Atividade Enzimática da Farinha de Trigo A alfa-amilase liquefaz este amido gelificado, de acordo com a atividade que possui. ... É pois, um índice de sacarificação do amido, isto é, da conversão deste em açúcares diretamente fermentescíveis.