As chamadas pessoas do discurso se definem pelo seu posicionamento frente ao ato comunicativo, ou seja: primeira, representando aquela que fala (eu/nós); segunda, representando aquela com quem se fala (tu/vós/você, o senhor); e a terceira, demarcada por aquela de quem se fala (ele/eles/ela/elas).
A primeira pessoa, também chamada de falante , locutor ou emissor, é a pessoa que fala, que enuncia o discurso. Em língua portuguesa, a primeira pessoa é representada, no singular, pelos pronomes eu, me, mim e, no plural, pelos pronomes nós, nos, nosco, a gente..
2. ª pessoa: Indica com quem se fala - tu e vós; 3. ª pessoa: Indica de quem se fala - ele e eles.
O que pesquisadores, vindos da Universidade de Michigan (MU, na sigla em inglês) e da Universidade Estadual de Michigan (MSU), descobriram é que falar em terceira pessoa (ou seja, chamar a si mesmo por seu nome, como se você fosse outro indivíduo) ajuda na hora de lidar com picos de estresse.
pessoas do verbo variam em número, havendo três pessoas do singular (eu, tu, ele) e três pessoas do plural (nós, vós, eles). ... ª pessoa do singular: tu - Indica que existe um ouvinte. 3. ª pessoa do singular: ele - Indica que existe uma pessoa assunto.
Resposta. Resposta:A) No gênero "reportagem", predomina o presente do indicativo, por exemplo: ... A pessoa que predomina em qualquer reportagem é a terceira pessoa, (ele, eles, elas, eles), exemplo: "conta a trajetória do grande gênio renascentista e traz réplicas de máquinas desenhadas pelo artista italiano."
Resposta: A 1° pessoa.
Desta maneira, as pessoas gramaticais no singular são: eu, tu, ele ou ela; e no plural são: nós, vós, eles ou elas. ... Na terceira pessoa se emprega o pronome ele ou ela no singular e eles ou elas no plural, por exemplo, “ele se diverte” e “elas desenham”.
1ª pessoa – Aquela que fala (eu, nós); 2ª pessoa – Aquela para quem se fala (tu, vós, você, vocês); 3ª pessoa – Aquele de quem se fala (ele, ela, eles, elas).
a 1ª pessoa: aquele que fala (eu, nós), o locutor; a 2ª pessoa: aquele com quem se fala (tu, vós) o locutário; a 3ª pessoa: aquele de quem se fala (ele, ela, eles, elas), o assunto ou referente.
Ambos é pronome indefinido usado para indicar, sempre, dois elementos: eu e você, você e ele, ele e ela, isto e aquilo, mas jamais para referenciar mais de dois elementos. Assim é que, se usado "ambos" para indicar três pessoas ou coisas, é o mesmo que dizer "o trio de dois" ou a "dupla de três".
trio | Definição ou significado de trio no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
Ambos (do latim «ambos», de «ambo», -ae, -o, 'os dois ao mesmo tempo') significa «um e outro; os dois juntos; tanto um como o outro». Obviamente, ambos só se pode aplicar a duas pessoas, dois objectos, etc.
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.
Um dos pilares da gramática é a ortografia Por exemplo: o certo é “siga-nos”, e não “ciga-nos”. A palavra ortografia tem origem grega: “ortho” significa “correto; “grafo” significa escrita. Sendo assim, a ortografia é a escrita correta.
Como garantir a fala correta em qualquer situação