O que providenciar para ter um coelho em casa: alimentação, ração, gaiola, brinquedos...? O novo tutor precisa providenciar um gaiola especial para a espécie, comedouro, bebedouro, ração específica, material para forração da bandeja e brinquedos de madeira para ele roer.
O coelho não deve ficar em contato com sua própria urina e fezes, por isso a importância da grade inferior. Você deve colocar uma madeira para ele deitar e descansar os pezinhos, pois a grade pode causar calos. Faça uma caminha com cepilho, feno ou palha e logo ele irá procurá-la. Eles adoram uma toca!
Cuidados do coelho Mini Lop Sua pelagem requer escovação constante, sendo recomendado escová-la praticamente todos os dias, ou um dia sim e outro não. Banhos não são aconselháveis, assim como a tosa. Sua dieta deve ter como base a ingestão de vegetais frescos, feno e uma ração específica para coelhos anões.
A denominação “mini-coelho” abrange os coelhos-anões “show” – melhores raças em uma exposição, para escolha de campeões (com peso médio entre 750g e 1,100kgs – tamanho 23 a 26 cm), os coelhos-anões “pet” – mascotes, animais de estimação (com peso médio entre 900g e 1,5kgs – tamanho 26 a 30 cm) os mini-coelhos pequenos ...
Não ofereça temperos, como salsinha, cebolinha e verduras claras, como alface. Lembrando que quanto mais verduras ele consumir, mais cheiro forte a urina terá. Por isso é importante alimentar seu coelho de forma controlada. Não ofereça frutas nem cenoura aos coelhos, esses alimentos podem causar constipação.
Frutas que coelho pode comer
Eles têm 28 dentes (seis incisivos e 22 pré molares e molares), todos eles de crescimento contínuo ao longo de toda a vida. Os incisivos crescem cerca de 2 a 2,4 mm por semana, apesar de os incisivos inferiores crescerem mais rápido do que os superiores.
Step 1. Ofereça aos seus porquinhos uma dieta com alto teor de fibras vegetais, com presença de folhagens verdes escuras e cenouras duas vezes por dia. Os alimentos ricos em fibras levam mais tempo para seu bichinho mastigar, o que significa que causam mais desgaste nos dentes do animal.
Os coelhos têm dentes incisivos e bochecha. Os dentes da bochecha incluem ambos os pré-molares e molares. Coelhos não têm dentes caninos como em gatos, cães, furões e ouriços. Os coelhos têm uma dentição de dipddont, uma vez que têm dentes decíduos (primários) e secundários (adultos).
Cortar dente de coelho é um procedimento que exige técnica porque o risco de machucar o animal é grande.
Ao contrário dos coelhos selvagens, é comum que os domésticos tenham um excessivo crescimento dos incisivos, molares ou pré-molares devido à falta de ingestão de feno e forragem.
Segundo Ana Regina Torro, quem possui coelhos, porquinhos-da-índia e chinchilas não precisa escovar os dentes dos mascotes, mas deve oferecer alimentos de consistência dura para que eles roam algo todos os dias, pois seus dentes não param de crescer.
Caso se pergunte se coelhos tomam banho, saiba que esses peludos não podem ser lavados, pois o contato direto com a água leva o animal à hipotermia ou estado de choque. Além do mais, algumas doenças de pele podem aparecer no pet depois do banho. ... Coelhos são animais super higiênicos e se limpam sozinhos.
Muito útil para coelhinhos com defeciência ou que não se movem, a precisarem de limpeza diária. Atenção: não use pó de talco, é cancerígeno! Se mesmo assim, for extremamente necessário dar banho, siga os seguintes conselhos: ... Quando colocar o coelho no banho, falando com ele para o acalmar.
Não use perfumes ou colônias no coelho, pois o pelo ficando constantemente úmido se torna propício para proliferação de fungos, caso queira podem ser usados talcos, desses para bebê, colocando uma pequena quantidade na nuca ou nas costas, onde o coelho não consiga lamber, lembrando que os coelhos possuem mais de 50 ...
Dê ao seu coelho ração específica diariamente e, três vezes por semana, complemente a alimentação dele com alguma fruta, legume ou verdura. Tudo deve estar sempre fresco, assim como a água. - Não repreenda seu coelho com tapas. Diferentemente de cães e gatos, ele não “aprende” com esse tipo de atitude.
Coloque água morna num pano e use-o para umedecer partes da pelagem. Evite que a água atinja a pele do coelho. Quando terminar a remoção da sujeira, use um secador de cabelo na temperatura mínima para secar a área úmida.
Dar banho em coelho não é recomendado. Mas caso não seja o suficiente, o humano pode lavar apenas o local que esteja sujo, porém com muito cuidado para que ele não se assuste, pois uma eventual tentativa de fuga pode causar algum tipo de lesão e/ ou trauma.