O braço mecânico constitui-se basicamente da base móvel onde é acoplado o microcontrolador, das articulações sob ação dos motores de passo e sensor de presença. O braço mecânico possui quatro graus de liberdade. O microcontrolador é responsável por todo o controle do braço.
Essa tarefa pode ser realizada adicionando-se articulações para o pulso do braço, dando um maior grau de liberdade. A partir disso, o robô fica habilitado a realizar os seguintes movimentos: Pitch - movimento para cima e para baixo. Roll - movimento de rotação no sentido horário e anti-horário.
Protótipo é ativado através do monitoramento do cérebro. No mercado, prótese mecânica de braço chega a custar R$ 200 mil. Um braço robótico de baixo custo e que funciona a partir de comando cerebral foi criado por Vítor Hazin, de 22 anos, estudante de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O braço robótico é adequado, principalmente, para aplicações de embalagens em várias áreas, tais como alimentos, produtos farmacêuticos, energia fotovoltaica e cosméticos com capacidade de realizar operações de até 200 picks por minuto.
O braço mecânico funciona da seguinte forma: sensores colocados no braço, antebraço e punho do operador captam as variações feitas durante o movimento do usuário (ver vídeo acima).
Na automação industrial, os robôs industriais aprimoram as atividades de aplicações de solda, corte, movimentação de materiais, entre muitas outras....Alta na produtividade industrial.
As vantagens é a velocidade nas fabricação de peças e a precisão apresentada por eles e as desvantagens basicamente é o desemprego e a manutenção dos mesmos.
3.
Vantagens e desvantagens da inteligência artificial: o lado ruim
Vantagens da inteligência artificial
Robôs autônomos são capazes de exercer tarefas sem a necessidade de uma constante supervisão do homem. Eles são equipados com diversos tipos de sensores tais como câmeras, bússolas, sensores de proximidade e contato, que lhes permitem perceber o que está acontecendo à sua volta e tomarem as decisões certas, sozinhos.
A inteligência artificial diminui o risco de fadiga operacional e evita problemas de manutenção. A capacidade de processar dados vai definir o caminho para automatizar tarefas, especialmente as repetitivas, economizando uma quantidade considerável de esforço e tempo das equipes de trabalho.
Para nos causar problemas, tal inteligência super-humana desalinhada não precisa de nenhum corpo robótico, apenas uma conexão com a internet – isso pode permitir superar mercados financeiros, inventar pesquisadores humanos, manipular liders humanos e desenvolver armas que nem sequer podemos entender.
A inteligência artificial nos ajuda a reconfigurar a aprendizagem, qualificar diferentes áreas do conhecimento e criar algoritmos que, além de inovadores, mudam a nossa vida para melhor.
Para Álvaro Machado Dias, a IA não será capaz de pensar como nós; mas pode ter efeito catastrófico no desemprego e na desigualdade. Inteligência artificial é um tema polêmico. ... Para ele, sem a vantagem de milhões de anos de evolução, sem emoções nem empatia verdadeiras, as máquinas não serão capazes de pensar como nós.
Como a inteligência artificial não tem qualidades humanas como pensamentos e emoções, não há como controlar o mundo, quanto mais um único indivíduo. Não pode funcionar sem um humano. As máquinas não conseguem pensar da maneira que as pessoas fazem e não conseguem aprender a fazer isso.
O que pode mudar com a Inteligência Artificial? ... Como temos observado, a Inteligência Artificial já atende a objetivos práticos, como redução de custos e otimização de processos e tarefas considerados essencialmente repetitivos. Consequentemente, algumas profissões tendem à supressão.
A grande questão sobre o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho precisa ser em relação aos benefícios que ela pode proporcionar às empresas. Desde a automatização dos processos e maior agilidade na execução de tarefas até uma redução de custos com mão de obra.
A robótica vai proporcionar muitos empregos também. Algumas atividades vão se relacionar diretamente a essas novas tecnologias, em áreas como tecnologia da informação, análise de dados e engenharias, que exigirão maior qualificação e consequentemente contarão com profissionais mais bem remunerados.
Não é de hoje que a tecnologia tem influência direta sobre o mercado de trabalho. ... Desse modo, a tecnologia vem contribuindo efetivamente para a automatização de processos dentro das empresas, modificando tanto a rotina dos funcionários quanto a dos gestores.
A implementação dessa tecnologia cria vínculos comerciais, reduzindo esses valores em 0,2% para taxa nacional de emprego local por população. Isto é, para cada um robô implementado, 3,3 trabalhadores nacionais são substituídos por ele. Além disso, há o declínio em 0,42% para o valor referente aos salários.
Estudos recentes mostram que o aprofundamento do uso da automação causará transtorno generalizado em muitos setores, e até mesmo em economias inteiras. Pior, estima-se que os países em desenvolvimento são os que mais perderão, e isso irá exacerbar as já enormes desigualdades globais.
Automação do trabalho é justamente a substituição de atividades profissionais que dependiam de seres humanos por essa máquinas e por tecnologias diversas. ... Bob é criação de cientistas da Universidade de Birmingham, que insistem que a máquina irá “apoiar os seres humanos e aumentar as suas capacidades”.
Avanço da tecnologia vai provocar revolução nas profissões e extinguir várias ocupações. ... O resultado indicou que o avanço da tecnologia vai provocar uma revolução nas profissões na forma como as conhecemos hoje. Muitas ocupações serão extintas, várias passarão por adaptações e outras vão seguir em frente.
A tecnologia robótica pode gerar novos empregos Nas áreas de engenharia, a computação e a automação industrial vêm ganhando cada vez mais espaço. São necessários novos engenheiros que sejam capazes de organizar os processos, assim como otimizar o trabalho dos robôs.
Resposta. Resposta: Uma das consequências negativas do avanço tecnológico e da substituição da mão de obra humana pelo trabalho de máquinas e equipamentos, é o fechamento de várias frentes de trabalho.
Com a automação, uma indústria economiza no processo de produção pois uma máquina produz vezes mais do que um ser humano, por conta disso quando uma empresa é automatizada, faz-se desnecessário a mão de obra em que aquela maquina está substituindo, se uma máquina faz o serviço de 2 pessoas, então aquelas duas pessoas ...
As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e ...
Com a imposição de regimes e contratos de trabalho mais flexíveis, o trabalhador com emprego regular, diante do risco da demissão, submete-se às exigências específicas de cada empresa, o que pode significar: baixos salarios, longas jornadas de trabalho com o aumento das horas extras, intensificação do ritmo do trabalho ...
A automação das empresas é capaz de gerar ganhos enormes em produtividade e redução de custos. Com muito mais capital para investir, a indústria pode retornar essa receita aos funcionários, diminuir o preço dos seus bens e serviços e aquecer a economia com o aumento do poder de compra e dos gastos do consumidor.