Em física e engenharia, se denomina tensão mecânica ao valor da distribuição de esforços resistentes a cargas solicitantes por unidade de área dentro de um corpo material ou meio contínuo que age de modo a impedir ou imprimir a movimentação e limitar a deformação que é o fenômeno pelo qual se propaga.
Quando as forças agem para fora do corpo, tendendo a alonga-lo no sentido da sua linha de aplicação, a solicitação é chamada de TRAÇÃO; se as forças agem para dentro, tendendo a encurtá-lo no sentido da carga aplicada, a solicitação é chamada de COMPRESSÃO.
Se uma força tende a alongar o elemento, é chamada de força de tração (T) (Figura 6.
Tração ou tensão é o nome que se dá às forças aplicadas por meio de fios, cabos ou cordas. A tração é uma força de contato que é transmitida através de um meio físico capaz de puxar ou tracionar corpos distantes.
Os diagramas tensão-deformação (σ x ε) são obtidos através de ensaio de tração ou compressão, onde é aplicada uma força crescente num corpo de prova e medido o seu alongamento para diversas etapas do carregamento. As tensões são determinadas pela relação Fi/A = σi e as deformações por ∆li/l = σi.
Quando se fala 4x2 refere-se a veículos que possuem tração em apenas um eixo. ... Carros chamados de 4x4, por definição, são veículos que podem ter tração nas quatro rodas parcialmente. Ou seja, operam como 4x2 até que o motorista faça a seleção para que o outro eixo do veículo passe também a ter tração.
Por exemplo: ao tentar desviar de um carro ou obstáculo que subitamente aparece em seu caminho, o ESC pode frear algumas das rodas de maneira assimétrica ou diminuir a aceleração do motor para que o motorista mantenha o controle, sem que o veículo perca aderência.
Em termos literais, todo automóvel 4×4 pode ser chamado de 4WD (4-wheel drive, ou tração nas quatro rodas) e AWD (all-wheel drive, ou tração integral), sem distinção.
De forma sucinta o sistema de tração AWD permite uma maior adaptação a todos os terrenos, enquanto o FWD é mais económico. O sistema AWD tradicionalmente é usado por automóveis que possuem tração integral permanente, ou seja, está sempre ativo.
Tração AWD Conhecida como tração integral inteligente, a AWD conta com sensores que monitoram as condições do veículo a cada 16 milissegundos para distribuir a energia somente onde ela é necessária, seja nas rodas dianteiras, nas traseiras ou em todo o conjunto.
Dessa forma, a função só deve ser acionada quando carro adentrar em estradas de terra, na chuva e em pisos com baixa aderência. A marcha reduzida deve ser utilizada apenas em trechos de trilhas pesadas, com atoleiros e ladeiras íngremes, segundo Nelson de Almeida Filho, o instrutor de condução off-road.
A tração 4x4 caracteriza-se pela distribuição IGUAL da força motriz entre os eixos dianteiros e traseiros. Significa dizer que os dois eixos recebem o mesmo torque gerado pelo motor, girando em velocidades iguais e ao mesmo tempo.
Normalmente, a tração atua apenas nas rodas dianteiras. Quando o sistema de estabilidade eletrônico percebe o seu escorregamento, um sistema eletro-hidráulico acopla automaticamente as rodas traseira. Isso garante melhor mobilidade ao CR-V.
O sistema VSA é ligado automaticamente ao dar partida no motor, mesmo se tiver sido desligado na última vez que o veículo foi conduzido. Sem o sistema VSA, o veículo terá a capacidade normal de frenagem e conversão, porém não terá o aprimoramento da tração e da estabilidade do sistema VSA.
Quando você aciona o bloqueio instantaneamente obriga a tração ser dividida para ambos os eixos, sendo 50% dianteiro e 50% traseiro o que resulta em ele obedecer só quando está com bloqueio acionado.
Tração 4WD sob demanda O sistema de tração inteligente 4WD (4 Wheel Drive) do EcoSport Storm funciona sob demanda e entra em ação automaticamente sempre que preciso, sem a necessidade intervenção do motorista.
Avaliação: Ford EcoSport agora tem tração 4×4 Para essas situações a marca começa a vender, em janeiro, a versão 4WD do utilitário por R$ 66.
Ford Ecosport 2.
Para abrir o porta-malas do novo EcoSport basta apertar o botão preto (apontado pela seta vermelha na foto acima) depois de destravar o carro com o controle remoto. Foi uma excelente ideia dos engenheiros da Ford que desenvolveram um sistema de abertura simples, prático e muito discreto.