O chá feito com as folhas da pata de vaca são usados para combater o diabetes, uma vez que suas propriedades agem de forma a fazer com que o pâncreas produza mais insulina, reduzindo também o nível de açúcar no sangue. Além disso, auxilia na redução do colesterol, age como diurético e emagrecedor.
Quem tem pressão alta também pode consumir a Pata de Vaca porque ela não aumenta a pressão. Aliás, ela pode até ajudar a abaixar a pressão, pois possui um efeito relaxante das veias e artérias, que também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.
A Pata-de-Vaca realmente PARECE ter alguns efeitos benéficos sobre os níveis de glicose. Mas isso não indica que ela deve ser utilizada como medicamento para tratamento do diabetes, seja isoladamente seja combinada com outros medicamentos disponíveis no mercado.
A pata-de-vaca cipó não tem espinhos. Muitas vezes se confunde a árvore pata-de-vaca com outra árvore ornamental também chamada pata-de-vaca ou mororó, mas que se distingue da verdadeira pata-de-vaca porque não tem espinhos e as folhas são maiores e mais arredondadas e as flores são coloridas. Esta não é medicinal.
Como usar
Plante em terra fértil, numa sementeira que precisa ser mantida em local arejado nas primeiras semanas ou até que os brotos tenham pelo menos três pares de folhas. No Brasil, perde parte das folhas no inverno, por isso, evite plantar a pata-de-vaca perto de uma fonte ou piscina.
Cuidados básicos ao cuidar da pata de elefante. Mantenha o solo razoavelmente seco. Permitindo que a polegada superior do solo seque completamente antes de voltar a regar. Durante o inverno, apenas água ocasionalmente.
Vendo mudas de Pata de Elefante de varios tamanhos, a partir de 1,40 m até 2,40 m, a partir de R$ 85,00 até R$ 350,00, muito barato, aceito proposta.
A princípio, saiba que a planta pata de elefante é um espécime que cresce bastante, de 4,7 até 6,0 metros. Mas não se preocupe com isso, pois também pode ser plantada em vasos. Uma dica é investir em vasos maiores, já que a base da planta é muito larga. Como sugestão, indico o vaso vietnamita.
Prepare-se para ter em casa uma planta com crescimento lento, mas que pode atingir de 5 a 6 metros de altura. As folhas do topo da haste se organizam em três grandes touceiras. A ramificação ocorre aos poucos e, na vida adulta, pode ocorrer uma floração. Para a planta ser considerada adulta, ela deve ter 50 anos.
Rega: como é uma planta que tem como origem a região desértica, ela não exige muita rega. Ao molhar, certifique-se de que o excesso de água tenha saído pelos furos do fundo do vaso, e tente sempre manter o solo um pouco seco, tendo o cuidado de não encharcá-la para não apodrecer a raiz.
Formato mais comum para o plantio de ervas e temperos, o vaso tipo tacho ou bacia ganhou outro uso estético: faz um contraponto com espécies esguias, como a pata-de-elefante (Beaucarnea recurvata). Em reuniões de vasos, este modelo é ideal para proporcionar diferentes volumes à área.
A espécie é muito utilizada para paisagismo e pode ser plantada em vasos. Com nome científico Beaucarnea recurvata, a pata-de-elefante é conhecida assim popularmente devido à base dilatada, que lembra muito a pata do animal.
Se as folhas inferiores da planta ficarem amarelas ou começarem a ficar marrons, é um sinal de que a planta não está recebendo água suficiente. Cortar as pontas das folhas marrons com tesoura. ... Para limpeza, retirar folhas secas e se desejar manter apenas um caule, retirar as brotações.
Substrato: O ideal é misturar partes iguais de terra vegetal, terra comum de jardim e areia. Adubação: Para cada 4 litros de mistura: 1/2 colher de chá de superfosfato a 20%; 1 colher de sopa de calcário dolomítico e 2 colheres de chá de NPK 6-12-6.