Mahatma significa uma grande alma; seres humanos, considerados perfeitos, também conhecidos como Irmãos mais Velhos, Mestres, Santos etc. Eles são seres humanos que, através do poder da vontade e evolução espiritual em muitas encarnações, atingiram um estado espiritual avançado.
Mahatma Gandhi ficou internacionalmente conhecido por lutar pelos direitos dos indianos e pela independência da Índia a partir de um conceito de resistência não violenta.
Gandhi na luta pela independência da Índia Na Índia, Gandhi tornou conhecido internamente o Satyagraha, princípio pelo qual defendia o protesto de maneira não violenta a partir de demonstrações de resistência e de desobediência civil.
É enorme a importância de Gandhi para a Índia porque foi o líder de uma campanha e respectivo movimento no país buscando a libertação e soberania indiana, além de defender a conciliação entre hindus e muçulmanos.
Bollywood tem um papel forte na cultura indiana desde a década de 1940. Nessa época o país se tornava independente da Inglaterra, e a telona ajudou a criar uma identidade nacional em um país cheio de culturas e religiões diferentes.
Mahatma Gandhi (1869-1948) foi um líder pacifista indiano. Principal personalidade da independência da Índia, então colônia britânica. Ganhou destaque na luta contra os ingleses por meio de seu projeto de não violência. ... As rivalidades entre hindus e muçulmanos retardaram o processo de independência.
1 – Que tipo de presente Gandhi gostaria de deixar as pessoas? ... ( ) Que as pessoas agradeçam e fiquem devendo um presente. ( ) Que diante das dificuldades busquem dentro de si energia para encontrar uma solução. ( ) Uma vida melhor e digna com consciência de estar aprendendo e respeitando o ser humano.
Gandhi foi um pacifista e sempre pregou uma doutrina de não-violência. Desejava que a paz reinasse entre hindus e muçulmanos; entre indianos e ingleses. O domínio colonial britânico durou mais de duzentos anos.
Gandhi definiu a manifestação de ahimsa assim: "A não violência não consiste em renunciar a toda luta real contra o mal. A não violência, tal como eu a concebo, empreende uma campanha mais ativa contra o mal que a lei de talião, cuja natureza mesma traz como resultado o desenvolvimento da perversidade.
Filosofia defendida pelo próprio Mahatma Gandhi. Para o movimento Satyagraha, a violência não é o caminho para a conquista dos objetivos almejados. Gandhi empregou a filosofia durante suas lutas pela independência na Índia e durante sua permanência na África do Sul.
O objetivo era conquistar a independência total da Índia e a reforma socioeconômica, instaurando a igualdade política para todos. O domínio britânico chegou ao fim em agosto de 1947, mas os conflitos anteriores instauraram rivalidades internas entre hindus e muçulmanos. Gandhi tentou apartar os conflitos sem sucesso.
O argumento filosófico que fundamenta a desobediência civil é o seguinte: o cidadão só tem o dever moral de obedecer as leis, se os legisladores produzirem leis justas.
Após a Independência da Índia (1947), a região passou a ser disputada por hindus e muçulmanos. A solução parecia ter sido encontrada com a formação de dois países: Índia, de maioria hindu, e Paquistão, de maioria muçulmana. Porém, a paz não veio; o conflito ressurgiu com muito mais violência.
Resposta:a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi a gota d'água para o enfraquecimento da Inglaterra e no dia 15 de agosto de 1947, a independência da Índia foi alcançada.
A independência da Índia somente foi obtida após a Segunda Guerra Mundial, mas ela não saiu da maneira desejada por Gandhi. Os muçulmanos formaram o Estado independente do Paquistão.
O Movimento de Desobediência Civil foi um dos momentos (a etapa final) do movimento pela independência política da Índia, um esforço que começou ainda no século XIX. ... Foi violentamente reprimido, mas ao fim conseguiu atingir o seu objetivo e a Índia se tornou independente.
A desobediência civil imposta por Mahatma Gandhi na Índia tinha como objetivo: não usar produtos de origem inglesa, não obedecer às leis que discriminavam os indianos dentro do seu próprio território e não pagar nenhum imposto.
O conceito de não-violência está ligado às estratégias de desobediência civil como forma de luta contra leis consideradas ofensivas e humilhantes. O princípio básico é o reforço da noção de cidadania através do direito dos cidadãos de rejeitar leis injustas sem que seja adotada a utilização de violência.