[ Meteorologia ] Nuvem grande, espessa e escura, de baixa altitude, que se desfaz em chuva ou neve.
Um cúmulo-nimbo ou, em latim cumulonimbus, é um tipo de nuvem caracterizada por um grande desenvolvimento vertical.
cúmulus: As cumulus são formadas a baixas altitudes, têm desenhos bem definidos e contornos nítidos. Estratos: são bem longas, estão geralmente na superfície como se fossem nevoeiros, cobrem longas e largas faixas no horizonte. Nimbos: As nimbos indicam chuva, são mais escuras e têm aspecto de estarem sempre pesadas.
Aprenda a analisar as nuvens: Estratos: formam uma camada de nuvem cinza, uniforme e lisa; produzem garoas e fortes nevoeiros. Cirros: são altas e delicadas, parecem até pinceladas no céu. Elas indicam a vinda de uma frente fria. Cirros-cúmulos: são aquelas camadas de nuvens brancas que dão um aspecto granulado ao céu.
Com base na aparência, distinguem-se três tipos: cirrus, cumulus e stratus. Cirrus são nuvens fibrosas, altas, brancas e finas. Stratus são camadas que cobrem grande parte ou todo o céu. Cumulus são massas individuais globulares de nuvens, com aparência de domos salientes.
Cumulonimbus Isso é muito comum no verão, com nuvens cumulus da manhã evoluírem para cumulonimbus (nuvens de tempestade) durante a tarde. Perto do solo, as cumulonimbus costumam ser bem definidas, mas quanto mais altas, mais elas parecem finas nas bordas.
As nuvens são formadas pelo resfriamento do ar até a condensação da água, devido à subida e expansão do ar. É o que sucede quando uma parcela de ar sobe para níveis onde a pressão atmosférica é cada vez menor e o volume de ar se expande.
Stratos: capa de nuvens espaçadas e muito baixas, possibilidades de fazer mau tempo. ... Nimbus: nuvens que trazem a chuva, são escuras e com forma de bigorna. Cirrus Cumulus: indicam mudança de tempo, proximidade de chuva.
São as nuvens chamadas estratiformes (do latim stratum, que significa camada ou folha). Podem ocorrer a vários níveis na parte inferior da atmosfera, mas são mais freqüentes abaixo dos 5 km. Este tipo de nuvem é freqüente por todo o globo e é grandemente responsável por cerca de 50% da nebulosidade terrestre.
- Nuvens Altas: base acima de 6km de altura - sólidas. - Nuvens Médias: base entre 2 a 4 km de altura nos pólos, entre 2 a 7 km em latitudes médias, e entre 2 a 8 km no equador - líquidas e mistas. - Nuvens Baixas: base até 2km de altura - líquidas.
Localizadas a 7 mil metros do chão, as nuvens médias voam a 80 km/h e contêm mais água do que cristais de gelo. As nuvens do tipo Cumulus atingem de 25 a 40 km/h e ficam abaixo de 2 mil metros de altitude.
As nuvens são formadas pela condensação do vapor d'água na atmosfera e são um conjunto de minúsculas gotículas de água, ou cristais de gelo, que flutuam no ar quente. Dos tipos de nuvens existentes, as mais comuns são as Cirrus, Cumulus e Stratus.
O vapor de água, ao chegar às camadas mais altas da atmosfera, passa para o estado líquido e forma as nuvens. A passagem da água do estado gasoso para o líquido é chamada de condensação.
Chuva é um fenômeno meteorológico que resulta da precipitação das gotas líquidas ou sólidas da água das nuvens sobre a superfície da Terra. ... Quando duas pequenas gotas d'água se unem e com isto formam somente uma gota, que possui dimensões maiores, dizemos que ocorreu um fenômeno denominado coalescência.
Entende-se por precipitação a água proveniente do vapor de água da atmosfera depositada na superfície terrestre sob qualquer forma: chuva, granizo, neblina, neve, orvalho ou geada.
Chuva: pode ocorrer durante o processo de evaporação da água nas zonas interpropicais do planeta, tal processo causa chuvas abundantes, pode também se desenvolver a partir do encontro de duas massas de ar, sendo uma quente e outra fria.
→ Chuva orográfica Esse tipo de chuva é formado quando uma massa de ar úmida vinda do oceano encontra uma barreira natural, sendo forçada a elevar-se, alcançando então grandes altitudes. Quando essa massa de ar úmida eleva-se, acaba resfriando-se, sofrendo condensação e posteriormente precipitando-se.
De acordo com a origem, as chuvas podem ser frontais (ocorrem quando uma massa de ar quente e úmido encontra-se com uma massa de ar frio e seco), orográficas ou de relevo (ocorrem quando uma nuvem encontra um obstáculo natural, como as montanhas) e convectivas (ocorrem pela diferença de temperatura nas camadas mais ...
Chuva orográfica ou chuva de relevo é a chuva provocada pelas condições do relevo. Ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima.
Tempestades convectivas costumam ocorrer nos trópicos e têm o potencial de perturbar a parte inferior da atmosfera. ... Uma tempestade convectiva é, por definição, uma que se forma devido ao calor latente, isto é, o processo que acabamos de descrever. Essas tempestades geralmente produzem chuva e ventos fortes.
As chuvas são precipitações de água que evaporam a partir da incidência solar e do calor. Elas ocorrem pela formação de nuvens (gotículas de água suspensas no ar), as quais se condensam gerando as precipitações. Basicamente, há três tipos de chuvas: orográficas, convectivas e frontais.
Muitas nuvens com curtas aberturas e chuvas isoladas. ... Variação de nuvens com chance pequena de pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia. Chuva pela Manhã Muitas nuvens com chuva pela manhã melhorando a partir da tarde.
Muitas árvores da região absorvem uma grande quantidade de água dos solos e emitem boa parte disso para o ar, como se fosse uma bomba d'água. Assim, quanto maior a quantidade de gotículas de água em forma de vapor que estiverem na atmosfera, maiores são as chances de chover.
Nebulosidade refere-se a fração do céu coberta pelas nuvens quando observado de uma localização em particular. ... Céu parcialmente nublado, quando há pelo menos quatro octas encobertas ou aproximadamente metade do céu está encoberto pelas nuvens; Céu quase nublado, quando há no mínimo seis octas encobertas e.
Condições de céu nublado ocorrem quando as nuvens cobrem todo ou a maior parte do céu e causam condições de baixa visibilidade. Isso faz com que o céu pareça opaco e cinza e não significa necessariamente que haverá precipitação, embora as chances de chuva ou neve aumentem em dias nublados.
Denomina-se nebulosidade à fração da abóboda celeste (forma como o céu aparentemente se arqueia sobre a cabeça do observador) que, em dado momento, encontra-se encoberta por nuvens.
Uma característica marcante da climatologia da América do Sul é uma faixa de nebulosidade que se estende da região Amazônica até a região Sudeste brasileira, conhecida como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) (Kodama, 1992; 1993; Carvalho et al., 2004).