Mudanças nos Cabelos. O cabelo do bebê poderá ser liso quando novinho e tornando-se cacheado à medida que vai crescendo. Essa mudança nos fios ocorre, pois a estrutura dos fios de cabelo de um bebê é diferente dos fios de cabelo de um adulto.
Apenas após os 2 anos é que os pelos terminais substituem os velos no couro cabeludo, sobrancelhas e cílios. É nesse momento também que as madeixas do seu baby assumem suas características de formato, textura e cor.
Os cabelos do seu bebê começam a se formar cedo. Com nove semanas de gestação, o bebê desenvolve os folículos pilosos, estruturas onde os fios de cabelo irão se desenvolver. Entre 15 e 18 semanas de gestação, surge na cabeça do bebê um fino pelo chamado lanugo.
"Quando nasce, a criança vem com mais líquido na bolsa escrotal. Por isso, tem o tom mais escuro. Em 15 dias, a cor passa a ser rosa". Se bolsa escrotal permanecer escurecida por mais de 15 dias, adverte Chade, pode ser sinal de uma doença, a hidrocele, que necessita de cirurgia.
Sua cabecinha está pontiaguda Essa situação é bastante comum em bebês que nascem de parto normal. A cabeça assume um formato de cone por causa da pressão que sofre enquanto atravessa o canal de parto. A força de sucção, durante o nascimento, torna a massa mole do crânio disforme e inchada.
Logo que o bebê nasce, o obstetra entrega-o para o pediatra que aspira as secreções da boca e narinas, limpando a passagem de ar para que possa respirar sozinho pela primeira vez.
Normalmente o bebê sai pela vagina da mãe – é o que chamamos de parto. Pouco antes do parto o bebê fica de cabeça para baixo. O corpo da mãe produz algumas substâncias que fazem o útero se contrair e isso ajuda o bebê a sair pela vagina.
Como a cabeça do bebê corresponde a um terço do corpo, deve ser coberta logo após o nascimento para que ele não perca muito calor. Até porque a maioria dos recém-nascidos tem pouco cabelo. Por isso, em algumas maternidades, a criança é apresentada aos pais de touca.
Segundo a médica pediatra Michelli Kalil, as extremidades do recém-nascido tendem a ficar mais frias e por isso, não há necessidade do uso de luvas. Quando o bebê nasce, os pais percebem que muitas vezes as mãos ficam bem frias.
A vitamina K injetável pode prevenir a doença hemorrágica do recém-nascido. A vitamina K ajuda o sangue a coagular, mas a capacidade do corpo de armazená-la é muito baixa. A doença hemorrágica do recém-nascido (HDN) é causada por uma deficiência de vitamina K no bebê que acabou de nascer.
Até 3 meses Por isso, segundo a especialista, devem ser escolhidas peças de corte largo, simples, sem golinhas apertadas, enfeites, zíperes, capuz, botões ou ganchinhos nas costas, que tanto incomodam os pequenos que passam a maior parte do tempo deitados.