A superfície terrestre é composta por diferentes tipos de relevo: montanhas, planícies, planaltos e depressões. O relevo corresponde às variações que se apresentam sobre a camada superficial da Terra.
Clima é a sucessão de diferentes estados do tempo que se repetem e se sucedem na atmosfera ao longo do ano em determinada região. Os elementos que formam o clima são: a temperatura, a pressão atmosférica (corresponde à força provocada pela força do ar), as precipitações (chuva, neve, e granizo) e os ventos.
O clima é o conjunto de fenômenos associados às variações do tempo da atmosfera terrestre em um determinado local. Geralmente, o seu conceito aparece em oposição à ideia de “tempo”, que seria o estado momentâneo da atmosfera.
Olá! Entendemos por clima a esse fenômeno natural que ocorre no nível atmosférico e que se caracteriza como uma conjunção de numerosos elementos como temperatura, umidade, pressão, chuva, vento e outros. ... É a estatística do clima, geralmente ao longo de um intervalo de 30 anos.
Resposta. Resposta: O relevo interfere em alguns casos no clima de uma região, quando o relevo impede a passagem de massas de ar que poderiam determinar as configurações climáticas de um lugar.
Resposta. Resposta: Conforme as suas fisionomias, a superfície é dividida em quatro formas de relevo: montanhas, planaltos, planícies e depressões. O clima é o conjunto de fenômenos associados às variações do tempo da atmosfera terrestre em um determinado local.
Nesse sentido, o relevo é considerado um fator que atua como um modificador do clima. Portanto, existe uma relação de interdependência, onde um fator é dependente do outro.
O relevo é a forma da superfície terrestre, que apresenta variação de nível de um local para outro. O relevo de nosso país é formado, principalmente, por planaltos, planícies e depressões. Os planaltos são terrenos mais antigos relativamente planos, situados em altitudes mais elevadas.
Na maior parte do país o clima é quente, o que decorre da sua localização, entre a Linha do Equador e o Trópico de Capricórnio. Apesar disso existem 6 principais tipos de climas no Brasil: Equatorial, Tropical, Tropical Semiárido, Tropical de Altitude, Tropical Litorâneo e Subtropical.
O clima influencia a formação da vegetação, e a vegetação contribui para a dinâmica do solo. Dessa forma, é clara a existência de uma relação entre vegetação, clima e solo. A biosfera é constituída por uma série de elementos naturais que favorece o desenvolvimento da vida.
A relação entre hidrografia, clima e relevo é de extrema importância para o Planeta Terra. ... Um exemplo claro desse processo está vinculado à hidrografia, quando rios e lagos surgem a partir do derretimento de neve e geleiras, além de sofrer alterações na vazão pela chuva.
A alta quantidade de florestas ajuda na absorção e eliminação da água pelo vapor, aumentando assim o número de chuvas, que mantém todos os rios cheios. O relevo tem grande importância pois as planícies que são o relevo predominante, ajudam os rios à absorverem melhor a água que cai.
Relevo, na ciência da geografia terrestre: ... Encontramos formas diversas de relevo: montanhas, planaltos, planícies, depressões, cordilheiras, morros, serras, inselbergs, vulcões, vales, escarpas, abismos, etc. e hidrografia é hidrografia é a água, em todas as formas existentes no planeta Terra.
O relevo influencia no curso de água e na delimitação da bacia hidrográfica a hidrografia pode mudar o relevo através do processo erosivo ou intemperismo que é a ação da água e do ar.
O relevo de uma bacia hidrográfica tem grande influência sobre os fatores meteorológicos e hidrológicos dado que a velocidade de escoamento superficial é determinada pela declividade do terreno, enquanto que a temperatura, a precipitação e a evaporação são funções da altitude da bacia.
Resposta. Resposta:O. relevo interfere diretamente nas formas de ocupação e nas atividades econômicas, pois determinadas configurações geográficas tornam algumas atividades impossíveis ou a habitação dificultada.