A polpa de cupuaçu foi obtida mecanicamente com auxílio de uma despolpadeira. Avaliou-se o rendimento em polpa. A polpa obtida foi acondicionada em sacos plásticos flexíveis de polietileno com espessura de 25 µ, termosselados e armazenados em congelador doméstico à temperatura de 20ºC, para análises posteriores.
“De sabor azedo, mas bastante suave, o cupuaçu pode ser usado para a fabricação de sucos, geleias, mousses, doces, vinhos, sorvetes e licores, além de poder ser consumida em sua forma natural”, destaca Paula.
Os 09 Benefícios do Cupuaçu
Outra vantagem do cupuaçu que merece destaque é que a fruta pode sim entrar na dieta de quem está querendo perder peso. Isso porque ela é rica em vitamina C, que é sempre lembrada por ser um excelente antioxidante, embora possua um benefício adicional: acelera o metabolismo.
Pode ser consumido na forma de suco, cremes, doces, geleias, balas, vitaminas e outras preparações culinárias. A semente do cupuaçu possui grande semelhança botânica e química com a semente de cacau, podendo ser utilizada na fabricação de produtos similares ao chocolate.
O cupuaçu reduz o colesterol ruim, diminui a pressão arterial e até ajuda contra o envelhecimento precoce.
Estudo indica que camu-camu e cupuaçu podem ajudar no controle da obesidade e da diabete – Jornal da USP.
A fruta é, inclusive, utilizada no preparo de algumas receitas salgadas. Rico em fibras e antioxidantes, o abacaxi ainda tem ação diurética e propriedades anti-inflamatórias e mucolíticas. Essas características fazem com que ele seja uma das frutas mais indicadas para os diabéticos.
O chá de canela, carqueja e pata-de-vaca são bons remédios naturais para ajudar no controle da diabetes porque possuem propriedades hipoglicemiantes que melhoram o controle da diabetes. Mas além destas, existem outras que também ajudam no tratamento como sálvia, melão de-são-caetano, quebra-pedra e insulina vegetal.
Olá. Pode comer sim, com moderação. Mas se optar pelo arroz integral é melhor. Ele tem uma absorção mais lenta que o arroz branco e a glicose não se eleva tanto após seu consumo.