Parabenos são conservantes que protegem produtos contra o crescimento de fungos e bactérias.
Pertence a uma linha de conservantes antimicrobianos derivados do ácido p-hidroxibenzóico, freqüentemente conhecido como “parabeno”. É largamente utilizado nas indústrias cosméticas e farmacêuticas, sendo o preservante cosmético, juntamente com Nipagin, de maior aceitação em todo o mundo.
Os sulfatos, petrolatos e parabenos são componentes químicos presentes em diversos cosméticos e produtos de beleza. Para quem ainda não está por dentro do assunto, é preciso entender que esses componentes, se usados em excesso, podem acabar fazendo mal para a saúde dos cabelos.
Os petrolatos são derivados do petróleo cru, que após a desparafinação (retirada de parafina) de óleos pesados, torna-se uma matéria gelatinosa amarelada ou incolor.
O petrolato pode ser identificado também como vaselina, óleo mineral ou parafina líquida. ... Por isso, não hidrata o cabelo, pois óleos minerais não têm fator hidratante. Ele apenas cria uma película protetora nos fios, que passa o efeito de maciez, mas, na verdade, o componente não consegue penetrar na fibra capilar.
Parafina BLONDE mantém seus cabelos macios e hidratados, enquanto clareia, pois possui um agente condicionador que protege os fios do ressecamento do sol, mar e piscina.
Alguns estudos indicaram que o uso oral de óleo mineral pode provocar doenças causadas por deficiências de provitamina A, e de vitaminas A, D e K, pois o óleo interfere na absorção dessas vitaminas no trato digestório, o que interfere na absorção de cálcio e fósforo.
Como usar: o óleo pode ser aplicado diretamente na pele, no entanto, se causar muita oleosidade pode ainda ser misturado com um creme hidratante, por exemplo, para aumentar sua absorção.
Reações adversas e efeitos colaterais do Óleo Mineral - ADV Efeitos metabólicos, redução do nível sérico de betacaroteno, efeito gastrintestinais. Dosagem oral excessiva pode resultar em incontinência e prurido anal.
Óleo Mineral 100% - Cimed, para o que é indicado e para o que serve? Laxante e terapia em uso tópico para pele ressecada e áspera.
Para que serve: O Óleo mineral é indicado como laxante, no tratamento de prisão do ventre funcional. Modo de usar: No tratamento da prisão de ventre 15 ml (1 colher de sopa) à noite e outra dosagem no dia seguinte ao despertar.
O que é óleo mineral O óleo mineral é um subproduto do processo de destilação do petróleo. Também é conhecido como óleo base, petrolato, vaselina líquida, óleo branco e parafina líquida. Existem os óleos minerais lubrificantes, utilizados na formulação de óleos para motores e peças.