Como funciona o diagnóstico Ele é essencialmente clínico, feito pelo reumatologista a partir do relato e do histórico do paciente. Não existem exames para detectar a fibromialgia. “No entanto, há outras enfermidades que provocam dor no corpo.
A fibromialgia (FM) é uma síndrome álgica musculoesquelética crônica, de duração superior a 3 meses, generalizada, na qual existe um distúrbio do processamento dos centros sensitivos afe- rentes, causando dor. De natureza NÃO autoimune e NÃO inflamatória, sua etiologia permanece desconhecida.
De forma geral, é melhor que os pacientes com fibromialgia evitem ou reduzam o consumo de:
Devido a uma ingestão prolongada de medicamentos analgésicos, utilizados para aliviar as dores, recomenda-se o aumento da ingestão de alimentos ricos em ácido ascórbico (vitamina C) e potássio, como frutas cítricas, manga, papaia, kiwi, morango, acerola, brócolos, banana, farelo de aveia, nozes e damasco.
A fibromialgia por se tratar de um problema de saúde que causa dor crônica, em algumas situações pode ser acompanhada de alteração do hábito alimentar, perda ou ganho de peso.
O colchão correto para quem tem fibromialgia deve ter espuma de densidade progressiva para corrigir a postura da coluna naturalmente, melhorando a circulação e aliviando as dores. Também é recomendável um que faça massagens no corpo durante a noite.
Suplementos para fibromialgia
Os analgésicos simples como o paracetamol (Tylenol ou genérico) e os opióides como tramadol (Tramal ou Novotram) são recomendados para melhorar a dor da fibromialgia. Esses analgésicos podem ser tomados sozinhos ou podem ser associados para melhor alívio da dor, pois agem sobre etapas diferentes envolvidas na dor.