Oxidação do Ferro Todos os metais podem sofrer oxidação. Ela ocorre devido o contato dos metais com o ar e a água. Inicialmente, forma-se a corrosão que é o desgaste do metal, em virtude da oxidação.
A oxidação é o início do processo de degradação do metal e deve ser tratada logo que surge, para não dar origem à corrosão e à ferrugem. A oxidação em metais começa quando a superfície desprotegida (sem pintura, por exemplo, ou avariada por riscos ou impactos) entra em contato direto com o ar, vapor d'água ou água.
A oxidação negra é normalmente realizada através de banhos químicos alcalinos (com ou sem cromatos). Quando os materiais ferrosos são mergulhados no banho de óxido preto (banho químico quente), a superfície da peça forma o óxido. Esse óxido é a magnetita (Fe3O4).
Use água salgada para escurecer o latão de leve. A mistura de água e sal de cozinha (nas mesmas proporções) ajuda a oxidar o latão e, assim, acelera o envelhecimento. Aplique-a com um pincel pequeno em toda a superfície do objeto, repetindo o processo uma vez por dia até chegar ao resultado esperado.
Aqueça o objeto com um isqueiro. Segure a peça que deseja envelhecer com um tenaz ou um torno de mesa e passe a chama do isqueiro por todo o comprimento dela, aquecendo-a de modo uniforme. Continue passando a chama sobre o aço até que o objeto comece a escurecer.
Um método particularmente eficaz de criar aço anodizado é o de reagir o metal com hidróxido de potássio, KOH, ou hidróxido de sódio, NaOH. Utilizando esses produtos químicos cria-se uma magnetita, Fe3O4, ou camada de magnetita dicroica na superfície que não oferece proteção ao aço subjacente.
A galvanização a frio é uma ótima maneira de proteger superfícies de ferro, aço ou com cordão de solda da oxidação, corrosão e ferrugem. Afinal, o método oferece as mesmas características de proteção anticorrosiva que a galvanização a quente.
O que pode provocar a ferrugem no aço inoxidável?
O Aço Inox AISI 304 pertence à família dos Austeníticos, enquanto o Aço Inox AISI 430 pertence à família dos Ferríticos. Isso significa que o 304 é composto basicamente por ferro, cromo (pelo menos 18%) e níquel (8%), o que garante a alta resistência à oxidação e corrosão, a boa conformabilidade e boa soldabilidade.
A corrosão de superfícies de aço inox por água sanitária tem sido evitada com a substituição do alvejante por desinfetante em forma de comprimido sólido. No entanto, o alvejante é conhecido por ser corrosivo para os metais e pode causar danos a alguns plásticos. ...
As características comuns a todas as famílias de aço inox são: