Propedêutica em enfermagem tem como objetivo fazer com que a equipe de enfermagem realize a correta história clínica do paciente, além do diagnóstico de enfermagem, a prescrição da assistência, a evolução e as anotações de enfermagem, este processo é sistemático pelo fato de envolver a utilização de uma abordagem ...
A sequência do exame físico do abdome deve obedecer esta ordem: Posicionar o paciente em decúbito dorsal, com tronco e abdome expostos, em ambiente com boa luminosidade e temperatura adequada....Esta é uma área com um video dinâmico
As técnicas usadas no exame físico vão exigir do profissional o uso de quatro dos seus cinco sentidos: visão, tato, audição e olfato. Essas técnicas são divididas em inspeção (visão e olfato), ausculta (audição), palpação (tato) e percussão (tato e audição).
De acordo com Ariadne, a inspeção consiste na avaliação minuciosa e sistemática da superfície externa. Vários segmentos corporais são observados: aspecto, tamanho, cor, forma e movimento.
Existe uma ordem pré-determinada que deve ser obedecida para a realização do exame. Primeiramente deve-se observer a cabeça do paciente, depois o pescoço, tórax, abdôme e por fim a genitália; seguindo assim o sentido céfalo-podálico (da cabeça para os pés).
Som normal: maciço (baço e fígado), timpânico (vísceras ocas); Percussão normal: macicez hepática no hipocôndrio direito; timpanismo no espaço de Traube, timpanismo nas demais regiões. Massas abdominais sólidas ou líquidas (ascite) são maciços.
ALTERAÇÕES DOS RITMOS RESPIRATÓRIOS
Inspeção - taquipnéia, expiração prolongada, tórax em tonel, dedos em baqueta de tambor. Palpação - diminuição da expansibilidade; FTV diminuído. Percussão - hiperressonância, limite inferior de ambos pulmões rebaixados. Ausculta - MV diminuído, prolongamento da expiração, ocasionalmente roncos, sibilos e estertores.
Sibilos são achados comuns em pacientes com quadros de broncoespasmo e obstrução das vias aéreas. Sem dúvida, uma das causas mais frequentes de queixas de sibilância, ou da sua ausculta no exame físico, é a asma brônquica. Apesar disso, inúmeras outras moléstias também podem cursar com a presença desse sinal.
O sibilo é um ruído de assobio relativamente agudo produzido pelo movimento do ar em vias respiratórias de pequeno calibre estreitadas ou comprimidas.
O chiado no peito geralmente é sinal de algum tipo de doença respiratória, como DPOC ou asma. Isso acontece porque nesse tipo de condição existe um estreitamento ou inflamação das vias aéreas, que acaba dificultando a passagem do ar e causa o surgimento de um som característico, conhecido como chiado.
6 sintomas que você deve desconfiar que está com problema pulmonar
A bronquite é a inflamação dos brônquios, tubos que levam o oxigênio até os pulmões. Existe na forma aguda, quando sintomas como tosse, chiado no peito e dificuldade para respirar permanecem por no máximo algumas semanas, e na forma crônica, quando o problema acompanha o indivíduo pela vida toda.
Aprenda receitas caseiras para aliviar a tosse
O que causa tosse? A tosse aguda --que dura até três semanas -- geralmente está relacionada a infecções das vias aéreas superiores ou dos brônquios. Ela costuma ser provocada por problemas simples como gripes e resfriados ou alergias, mas também pode aparecer em crises de asma e bronquite.
A tosse alérgica é caracterizada por ser seca, persistente e irritativa, ou seja, tosse em que não há catarro ou qualquer outra secreção, que acontece várias vezes ao dia, principalmente à noite, e que quando começa parece que não vai parar mais. A pessoa pode possuir alergia respiratória e não saber.
Dextrometorfano (Bisoltussin ou genérico): encontrado na forma de xarope de 2mg/mL, indicado para adultos ou crianças acima de 12 anos.
Quando o refluxo atinge a laringe, faringe, árvore traqueobrônquica e pulmões, os sintomas podem ser tosse seca ou com secreção, rouquidão, dor no tórax que pode parecer infarto, pigarro e sensação de irritação freqüente na garganta. Menos comumente pode ocorrer asma e pneumonias.
Como aliviar o desconforto da tosse seca persistente?