A drenagem urbana é o conjunto de medidas que tenham como objetivo minimizar os riscos que a população está sujeita, diminuir os prejuízos causados por inundações e possibilitar o desenvolvimento urbano de forma harmônica, articulada e sustentável.
A dica é cavar um buraco no solo de aproximadamente 60 cm de profundidade, enchê-lo com água e deixar por cerca de quatro horas. Se a cavidade ainda não estiver seca depois desse tempo, é sinal de que a drenagem é necessária.
O melhor a se fazer é manter o meio termo, uma inclinação de 1% a 2%, dependendo do terreno e da quantidade de água que ele recebe em ocasiões de chuva.
A posição íngreme da drenagem também pode acarretar problemas, por isso, o ideal é manter uma leve inclinação de 1 a 2% variando conforme o tamanho do terreno e a quantidade de água que recebe. As calhas e os bueiros são as principais ferramentas utilizadas, por serem mais práticas.
A drenagem do solo pode ser feita através de tubos, canais, valas e túneis podendo também serem utilizados motores para auxiliar o escoamento,o que pode tornar todo o processo mais dispendioso.
O processo de instalação de drenos pode ser resumido em 7 etapas:
Separe suas ferramentas e materiais. Para construir um dreno, você precisará comprar algumas ferramentas e materiais básicos. Você precisará de: Um rolo de tecido geotextil permeável: isso ajudará a manter seu cano de drenagem limpo e evita o entupimento ao prevenir que solo, sedimentos e raízes entrem no dreno.