Trata-se da chance de deixar claro que o trabalho é importante e de explicar os principais conceitos necessários para compreender o texto. Na escrita acadêmica, como em qualquer tipo de escrita, o texto de introdução deve ser o mais claro e convincente possível.
Contudo a Introdução deve ser “escrita” de “trás pra frente”, ou seja, primeiro o pesquisador escreve o(s) objetivo(s), em seguida escreve-se acima do(s) objetivo(s) a revisão bibliográfica e, por último, acima da revisão bibliográfica o pesquisador deve escrever sobre a importância/relevância do estudo.
Introdução. É a parte do texto em que se coloca a ideia-chave, o assunto da dissertação. A partir da ideia principal é que se desenvolve o resto do texto, onde você pode justificar e apresentar fatos que comprovem sua tese. Atenção: A tese não deve ser confundida com o tema.
A citação no texto é feita pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável e pelo título da matéria. Quando o nome do autor, da instituição ou o título da obra estiver incluído na sentença, a chamada é feita usando letras maiúsculas e minúsculas.
Apud, que significa “citado por, conforme, segundo” é a expressão usada para fazer citação de citação. Esse é um recurso utilizado nos trabalhos acadêmicos quando você quer citar um autor que tenha sido citado pelo autor e obra que está lendo.