Os dissacarídeos (como maltose, lactose e sacarose) consistem em 2 monossacarídeos unidos covalentemente por uma ligação O-glicosídica, a qual é formada quando um grupo hidroxila de uma molécula de açúcar reage como o carbono anomérico de outro (figura abaixo).
Quando ocorre a união de apenas dois monossacarídeos, recebem a denominação de dissacarídeo. Como principais exemplos, podemos citar a maltose (glicose + glicose), lactose (galactose + glicose) e sacarose (glicose + frutose).
Monossacarídeos incluem glicose, frutose e galactose. Os dissacarídeos, por outro lado, incluem sacarose, lactose e maltose, e são compostos de dois monossacarídeos ligados entre si, como glicose e frutose ou mesmo glicose com glicose.
É um dissacarídeo formado pela ligação glicosídica entre uma glicose e uma frutose, Glc(α1→2β)Fru, ou Fru(β2→1α)Glc. Isto porque os carbonos anoméricos estão todos envolvidos nas ligações glicosídicas, sendo assim, este não é um açúcar redutor. A sacarose é um importante produto intermediário da fotossíntese.
A união de dois monossacarídeos acontece através de uma ligação glicosídica. Esta ligação covalente é formada com a perda de um átomo de hidrogênio de um dos monossacarídeos e a saída de um radical hidroxila do outro. Com a saída do hidrogênio e da hidroxila forma-se uma molécula de água.
A fórmula molecular da frutose é idêntica à da glicose, o que diferencia um monossacarídeo do outro é o grupo característico, que na molécula de frutose é um grupo cetona, enquanto na molécula de glicose, é um grupo aldeído.
Conforme é possível visualizar abaixo, a glicose é do grupo dos aldeídos, portanto ela é considerada uma aldose; já a frutose é do grupo das cetonas, sendo designada como uma cetose. A glicose e a frutose são compostos isômeros. ... Isomeria do aldeído glicérico.
Açúcar
Tem mais depois da publicidade ;) Os carboidratos podem ser classificados em oses ou monossacarídeos e em osídeos, que envolvem os oligossacarídeos e os polissacarídeos. 1- Oses ou monossacarídeos: ... Entre os principais monossacarídeos, temos a glicose e a frutose.
Os carboidratos são compostos formados por unidades denominadas sacarídeos, que são classificados em monossacarídeos (glicose, frutose, galactose), dissacarídeos (sacarose, maltose, lactose) e polissacarídeos (amido, glicogênio, celulose).
C6H12O6
C6H12O6
Frutose em Pó
Com isso, queremos dizer que os carboidratos possuem sempre um grupo funcional de um aldeído ou de uma cetona, e que todos os seus carbonos têm uma de suas ligações ocupadas por hidroxilas, como no exemplo a seguir: ... Com base nisso, classificamos os carboidratos em monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.
Quais são as fontes de carboidratos?
O que são carboidratos?
Para quem não sabe, a unidade básica dos carboidratos é a molécula de açúcar e podem ser divididos em três tipos: Monossacarídeos: Açúcares tipo glicose (encontrado no sangue), frutose (encontrado nas frutas e no mel) e galactose (encontrado nas glândulas mamárias);
A unidade monomérica dos carboidratos são os monossacarídeos, pequenas moléculas de açúcar que se unem várias vezes formando um polímero.
Carboidratos são normalmente formados por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Entretanto, vale destacar que alguns carboidratos podem apresentar outros elementos em sua composição. Os carboidratos são também chamados de açúcares, glicídios ou hidratos de carbonos.
Os carboidratos são um macronutriente essencial e uma valiosa fonte de energia....Uma dieta balanceada deve incluir carboidratos complexos naturais, não processados e ricos em nutrientes, incluindo: