PORTADOR ATIVO: portador que teve sintomas, mas que, em determinado momento, não os apresenta. PORTADOR ATIVO CONVALESCENTE: portador durante e após a convalescença. Tipo comum na febre tifóide e na difteria.
Infecção inaparente: presença do agente etiológico em um hospedeiro, sem aparecimento de qualquer sintoma clínico. Infestação: é o alojamento, desenvolvimento e reprodução de artrópodes na superfície do corpo, nas vestes ou na moradia de humanos ou de animais.
Reservatório é um hospedeiro de outra espécie, que alberga o agente etiológico de determinada doença e o elimina para o meio exterior com capacidade infectante, ou seja, é o animal que aloja algum tipo de parasita sem que esse seja prejudicado, por exemplo, o barbeiro (Doença de Chagas) que aloja em seu organismo o ...
Os vetores são mosquitos do gênero Aedes. Nas Américas, o vírus do Dengue persiste na natureza mediante o ciclo de transmissão homem - Aedes aegypti - homem. A fonte da infecção e hospedeiro vertebrado é o homem. A transmissão se faz pela picada dos mosquitos Aedes aegypti, no ciclo homem - Aedes aegypti - homem.
A transmissão da dengue é exclusivamente através da picada do mosquito infectado. O vírus pode também ser passado de humanos para mosquitos, em que o mosquito Aedes aegypti ao picar uma pessoa com dengue, adquire o vírus, podendo transmitir para outras pessoas.
Ele é transmitido, principalmente, pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, que também é vetor de outras doenças, como Chikungunya e Zika. Antes de conhecer os sintomas da dengue, saiba como evitar a doença por meio de ações simples no dia a dia.
A baixa circulação sanguínea pode levar a pessoa a um estado de choque. Embora a maioria dos pacientes com dengue não desenvolva choque, a presença de certos sinais alertam para esse quadro: Dor abdominal persistente e muito forte. Mudança de temperatura do corpo e suor excessivo.
Normalmente, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas.
No período pós-dengue, o adulto deve evitar ingestão de álcool até que haja. tempo para normalização da atividade do fígado. 2. É preciso atenção às 24 horas seguintes à estabilidade febril.
O vírus da dengue circula por todo o organismo inclusive pelo fígado, e geralmente causa uma hepatite leve. A ingesta de álcool só é possível após normalização dos indicadores de função hepática, em especial o TGP.
Verificado por especialistas. Poder até pode, mas não é recomendado. A dengue, a malária e a febre amarela são doenças predominantes em países tropicais em desenvolvimento ou de terceiro mundo, atingem principalmente as pessoas mais pobres devido à falta de saneamento que permite que os insetos vetores se desenvolvam.
“Em casos de sequelas mais graves, e sob avaliação médica conforme cada caso, pode ser recomendado tratamento medicamentoso a longo prazo e fisioterapia”, orienta, destacando a importância da avaliação do especialista já no início dos sintomas.
Tratamento para Chikungunya. Para diminuir a dor e o inchaço das articulações causada pela Chikungunya deve-se seguir o tratamento indicado pelo médico que pode incluir o uso de Paracetamol, compressas frias e beber muitos líquidos como água, chá e água de coco.