Apesar de ser comum sentir-se inchada na gravidez, algumas vezes, esse deve ser um sinal de alerta. Isso porque, enquanto algumas mulheres sofrem com o problema por terem mais tendência, para outras, a mudança indica algo mais sério. Normalmente, o inchaço surge nos pés, tornozelos, mãos e dedos.
Você irá reparar que algumas partes do seu corpo, como tornozelos, pés, pernas, mãos e rosto podem inchar durante a gravidez. De fato, 75% das mulheres têm edemas em um ponto ou outro. Isso geralmente acontece quando se fica muito tempo na mesma posição.
Pálpebras inchadas, nariz largo, bochechas saltadas, entre outras alterações características das últimas semanas de gestação podem ser camuflados. Se você já reduziu o consumo de sal, fez drenagem linfática e ainda assim o inchaço do rosto continua incomodando, a melhor saída é apelar para a maquiagem.
Por que o rosto fica inchado na gravidez? Este inchaço, conhecido também como edema, ocorre por causa do crescimento do bebê, que deixa o sistema circulatório comprometido graças a compressão dos vasos sanguíneos.
O rosto inchado pode acontecer devido à cirurgia dentária, alergia ou como consequência de doenças como a conjuntivite, por exemplo. O inchaço também pode estender até o nível da garganta dependendo da sua causa.
De acordo com a médica, durante a gravidez, a mulher pode apresentar diversas alterações na pele. Entre as mais comuns estão as modificações pigmentares, como o melasma - manchas escuras que, geralmente, aparecem no rosto - e a hiperpigmentação, como o escurecimento da aréola mamária e o aumento de sinais na pele.
O nariz entupido na gravidez é uma situação comum, principalmente entre o 2º e 3º trimestre de gestação, e acontece na maioria dos casos devido às alterações hormonais comuns desse período, o que favorece a maior produção e acúmulo de secreções.
Devido às mudanças hormonais da gravidez, a mucosa (capa que entra em contato com o ar) do aparelho respiratório superior se congestiona, gerando uma sensação de “nariz entupido”, mudanças na percepção de odores e sangramento espontâneo.
A elevação dos níveis dos hormônios estrógeno e progesterona faz o cabelo crescer mais na gestação.
O cabelo cresce de um a dois centímetros por mês e essa fase é mais longa nas mulheres. Cerca de 90% dos cabelos encontram-se neste período. Fase Catágena (de repouso) – pode durar até três semanas. Nesta fase o cabelo pára de crescer e menos de 1% dos fios estão nesta fase.
Prefira utilizar produtos naturais para seus tratamentos capilares. Para aquelas que desejam mudar o tom dos fios durante a gravidez, recomenda-se o uso de produtos que não contenham amônia, como os tonalizantes.
Apesar de esse inchaço ser quase inevitável durante a gestação, é possível, por meio de auto drenagem, aliviá-lo e melhorar o aspecto da face, deixando-a serena e luminosa.
A inflamação faz a mucosa do nariz inchar e criar mais fluido (muco) do que o habitual. Há várias causas possíveis para esta condição, incluindo infecções virais, poeira, alguns medicamentos, alguns distúrbios hormonais e as mudanças do tempo.
Quando a temperatura do ambiente em que estamos fica muito baixa, como acontece no inverno, o corpo precisa de uma ajuda extra para aquecer o ar que entra pelo nariz. Para isso, o cérebro manda uma quantidade maior de sangue para a região, fazendo com que a ponta fique mais vermelha que o normal.
Um nariz vermelho pode ser o sinal de muitas coisas. Tipicamente, aumento do fluxo de sangue na pele na região do nariz causa a vermelhidão. Este fluxo elevado pode ser causado por emoções, como ficar com vergonha ou por ter ingerido álcool. Pode também vir de problemas inflamatórias na pele, como rosácea.