Em “1984”, quase todos os ambientes contavam com um dispositivo chamado “teletela”, que nada mais era do que uma espécie de TV que, de um lado, enviava imagens de propaganda para quem estava assistindo a ela e, de outro, servia como um instrumento de espionagem, captando tudo aquilo que a audiência estava fazendo.
As classes sociais eram bem definidas: os proletários, ou proletas; os membros do Partido Externo, ao qual Winston pertencia e o Núcleo do Partido, a elite, à qual tudo era permitido, luxo, riqueza, poder, os cargos mais altos dentro da política.
George Orwell: Quanto mais a sociedade se distancia da... Quanto mais a sociedade se distancia da verdade, mais ela odeia aqueles que a revelam.
Quem é o dissidente na obra 1984? Justifique sua resposta traçando o perfil do personagem. O dissidente é Winston Smith, que se comporta de maneira rebelde em relação à opressão e é movido, predominantemente, pela emoção.
Novilíngua, novafala ou novidioma é um idioma fictício criado pelo governo hiperautoritário na obra literária 1984, de George Orwell. ... Assim, por meio do controle sobre a linguagem, o governo seria capaz de controlar o pensamento das pessoas, impedindo que ideias indesejáveis viessem a surgir.
Final do livro e transformação do protagonista Smith passa, assim, a ser um cidadão exemplar, cumprindo acriticamente todas as ordens e regras. No final, quando olha a imagem do Grande Irmão, percebemos a sua fé no poder daquele sistema: a lavagem cerebral foi bem sucedida.
Olavo de Carvalho on Twitter: ""Quanto mais uma sociedade teme a verdade, mais ela odeia aqueles que a dizem." (George Orwell)"
Livro 1984, de George Orwell (Foto: Divulgação) A trama, que se passa em Londres, em uma cidade fictícia chamada Oceânia, tem como protagonista Winston, que se encontra preso na engrenagem totalitária de uma sociedade dominada pelo Estado.
More videos on YouTube
Ficção utópica e distópica
1948
A teletela (em inglês, telescreen) é um tipo de tecnologia de telecomunicação bidirecional descrita no livro 1984, de George Orwell. ... No livro, as teletelas são usadas pelo governo do Grande Irmão (Big Brother, no original) para vigiar todos os cidadãos.
A Revolução que se deu por idéia de Major, tinha por princípio básico a igualdade; sendo assim, o Animalismo corresponde ao Socialismo, regime em que não existe propriedade privada e em que todos são iguais, e todos trabalham para o bem comum.
Os SETE MANDAMENTOS do Animalismo eram os seguintes: Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo; Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo; Nenhum animal usará roupas; Nenhum animal dormirá em cama; Nenhum animal beberá álcool; Nenhum animal matará outro animal; Todos os animais são ...
Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais do que os outros. A conclusão que se chega ao final do livro é que o desejo de comunhão e liberdade é corroído pela ambição e pelo poder alcançado pelos porcos.