"Eles podem ser um dos sinais de uma lesão na cartilagem conhecida como condromalácia ou condropatia. Geralmente, os sintomas dessa lesão são estalos no joelho ao dobrar a perna, travamento no joelho e dor atrás da patela", aponta Medeiros.
Estalar o pescoço pode ser prejudicial se não for executado corretamente ou se ocorrer com muita frequência. Além disso, se for feito com muita força pode lesar os nervos no local, o que pode ser extremamente doloroso e dificultar ou impossibilitar o movimento do pescoço.
Com os braços junto ao corpo, erga o queixo e depois desça ele até o peito. Repita este movimento 5 vezes, vagarosamente. Estique o pescoço para frente, coloque a mão atrás da cabeça e puxe para baixo até sentir um leve desconforto. Segure esta posição por 5 segundos.
Evite apenas estalar essa articulação com muita frequência, forçá-la e colocar muita pressão na hora do estalo. Realize alongamentos e exercícios que ajudem a sua coluna a tornar-se mais saudável e marque consulta com especialistas se tiver sintomas graves, recorrentes ou de longa duração.
Método 1 de 4: Estalando a sua própria coluna
O "estalo" é a quebra da tensão do líquido articular. Dentro das articulações como dos dedos, das vértebras e outras, temos um líquido que preenche o espaço da articulação, chamado líquido sinovial.
Pode ser na cama, em uma mesa ou até mesmo no chão. Empurre as costas e as nádegas. Para estalar as costas com segurança, você deve fazer uma massagem muito suave e não tentar colocar a coluna da pessoa no lugar com uso de força. Comece usando uma das mãos para pressionar de leve a lombar e a outra mão para a cervical.
Deite com as pernas dobradas, entrelaçando as mãos atrás da cabeça e mantendo cotovelos para o alto. Na expiração, eleve a cabeça e ombros do chão, com rosto paralelo ao teto, aplacando a coluna lombar contra o chão. Volte e repita 5 vezes. Troque o cruzamento dos dedos e repita.
Para corrigir a postura durante o sono deve-se dormir numa posição corporal adequada. O ideal é deitar-se de lado, com um pequeno travesseiro entre os joelhos e com um travesseiro para apoiar bem a cabeça, assim a coluna pode ficar ereta quando vista de lado.