A capacidade-tampão da saliva (CTS) é a propriedade de a saliva manter o seu pH constante a 6,9-7,0, através de seus tam- pões, mucinato/mucina, HCO3 / H2CO3 e HPO4 / H2PO4, que bloqueiam o excesso de ácidos e de bases, mantendo a integri- dade dos dentes e da mucosa bucal18.
Cada par ácido-base conjugado tem uma zona característica de pH na qual ele atua como tampão efetivo. Essa região denominada região tamponante equivale a uma unidade a mais e uma a menos do valor do pKa da substância. no pH produz uma grande variação na velocidade do processo.
Pode tamponar rapidamente pela perda de dióxido de carbono; É mais eficiente na placa, pois seu pH é bem próximo do pH desta; Quando o fluxo aumenta, a concentração de bicarbonato eleva-se enquanto o fosfato cai; Após a remoção do bicarbonato pelo CO2 livre em um pH = 5,0 a capacidade tampão da saliva é reduzida.
A capacidade tamponante da saliva é um importante fator de resistência à cárie dental, e o reduzido fluxo salivar, que geralmente está associado a uma baixa capacidade tamponante, causa infecções da mucosa oral e periodontites (ERICSON6,1959; MANDEL; WOTMAN14,1976; FOX et al.
Capacidade-tampão Os tampões mucinato/mucina e monofosfato/bifosfato agem da mesma forma e. assim. o elevado poder tamponante da saliva mantém a higidez da mucosa bucal e dos dentes.
A saliva tem como função lubrificar e diluir o alimento (facilitando a mastigação, a gustação e a deglutição), além de proteger contra bactérias e umedecer a boca.
"O refluxo se manifesta com azia, regurgitação, sensação de bolo na garganta e dor no tórax, por vezes tão intensa que se assemelha à dor de origem cardíaca, da angina ou do infarto do miocárdio. Quando atinge a laringe, pode provocar inflamação local, acompanhada de tosse seca e pigarro freqüente.
Quando o refluxo não é tratado, podem aparecer úlceras e esôfago de Barrett, uma transformação do tecido que reveste o órgão. Esta já é uma situação premaligna e pode, sem o tratamento adequado, progredir para um câncer.