EQST

Como Entender O Direito Administrativo?

Como entender o Direito Administrativo?

Para entender direito administrativo não há segredo. Primeiro você deve escolher uma doutrina que tenha uma linguagem que lhe agrade, ou seja, que tenha uma leitura fácil. Depois você deve estudá-la sempre tirando dúvidas sobre cada ponto abordado e em seguida fazer um resumo com suas palavras sobre o que aprendeu.

Quais os artigos do Direito Administrativo?

A Constituição da República prevê, em seu artigo 37, que a Administração Pública Direta e Indireta, de qualquer dos Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, deve obedecer aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Quais as leis que regem o Direito Administrativo?

O segundo passo é pegar o texto das leis mais importantes no site www.planalto.gov.br As leis indispensáveis para direito administrativo são: 8112, 8666, 9784, 8987 e 8429. Por fim, treine bastante resolvendo questões de Direito Administrativo de sua banca examinadora.

Quais são os poderes administrativos?

Os poderes Administrativos são aqueles da administração pública para consecução de seus interesses através disso visando o bem comum da coletividade, dentre eles estão os poderes vinculados, discricionários, hierárquico, disciplinar, regulamentar, poder de polícia e a polícia sanitária.

Quais são os poderes e deveres do administrador público?

Poderes e Deveres do Administrador Público

  • DEVERES DO ADMINISTRADOR. A atividade é um encargo de custódia e de melhoria de serviços, bens e interesses gerais da coletividade. ...
  • USO DO PODER DE POLÍCIA. ...
  • ABUSO DE PODER. ...
  • EXCESSO DE PODER. ...
  • DESVIO DE PODER. ...
  • ABUSO DE PODER E O PRINCÍPIO DA LEGALIDADE. ...
  • EXTENSÃO EXCEPCIONAL DO PODER DE POLÍCIA. ...
  • BIBLIOGRAFIA.

São poderes instrumentais da administração pública?

Os poderes administrativos ou instrumentais (ou seja, são instrumentos de trabalho essenciais para que a Administração possa desempenhar as suas funções) são poderes inerentes à Administração Pública por meios dos quais o Poder Executivo e, menos frequentemente, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário, cumprem as ...

Qual a diferença entre poderes administrativos e poderes políticos?

Os poderes administrativos distinguem-se dos poderes políticos do Estado, haja vista que aqueles são instrumentais, destinam-se à realização das atividades públicas, ao passo que estes são estruturais, isto é, referem-se à estrutura do Estado.

O que é o poder vinculado?

Também denominado de "poder regrado", ocorre quando a lei atribui determinada competência definindo todos os aspectos da conduta a ser adotada pela Administração Pública, sem atribuir margem de liberdade para o agente público escolher a melhor forma de agir.

Quais são os três poderes da administração pública?

Poderes de Estado são os três conhecidos como Legislativo, Executivo e Judiciário. ... O Poder Legislativo realiza a função normativa daquele Estado. O Executivo administra, ou seja, realiza a função administrativa de converter a lei em ato individual e concreto. O Poder Judiciário realiza a função judicial.

O que é o poder hierarquico?

Poder hierárquico é o de que dispõe o Executivo para organizar e distribuir as funções de seus órgãos, estabelecendo a relação de subordinação entre o servidores do seu quadro de pessoal.

O que é poder hierarquico da administração pública?

Pode-se conceituar poder hierárquico como poder vinculado e legalmente outorgado à Administração Pública para se auto-organizar, ou seja, é aquele que confere à Administração a capacidade de ordenar, coordenar, controlar e corrigir as atividades administrativas em seu âmbito interno.

O que é o poder discricionário?

O Poder Discricionário é aquele no qual é permitido a Administração Pública praticar atos com a liberdade de escolha, pautada na conveniência e oportunidade. ... Meirelles diz que “discricionaridade é a liberdade de ação administrativa, dentro dos limites permitidos em lei”.

Como é regido o sistema hierárquico dentro da polícia?

A hierarquia da Polícia Militar é dividida em: Oficiais Superiores: Coronel, Tenente Coronel e Major; Oficial Intermediário: Capitão; Oficiais Subalternos: Primeiro Tenente e Segundo Tenente; Praça Especial: Aspirante-a-oficial, Aluno-oficial ou Cadete (de 4º a 1º ano); Praça Graduado: Subtenente, Primeiro Tenente, ...

Como funciona as patentes da PM?

Estrutura. Nas polícias militares, o maior posto é o de Coronel seguido do de Tenente-Coronel e Major, Capitão, 1º Tenente e 2º Tenente, seguida da graduação das praças-especiais - Aspirante-a-Oficial - e das praças - Subtenente, 1º Sargento, 2º Sargento, 3º Sargento, Cabo e Soldado.

Qual a ordem de patentes da PM?

Insígnias

  • Comandante Geral - Coronel PM.
  • Coronel PM.
  • Tenente Coronel PM.
  • Major PM.
  • Capitão PM.
  • 1º Tenente PM.
  • 2º Tenente PM.
  • Aspirante a Oficial PM.

Quais são as patentes da Polícia Militar?

A escala hierárquica da Polícia Militar obedece, em ordem ascendente, a seguinte configuração: soldado, cabo, terceiro sargento, segundo sargento, primeiro sargento, sub-tenente, segundo tenente, primeiro tenente, capitão, major, tenente coronel e coronel.

Qual a mais alta patente da Polícia Militar?

coronel

Como identificar a patente de um militar?

Ou seja, patente é o posto que o Oficial militar tem dentro das Forças Armadas. E para saber qual é basta observar a quantidade de símbolos que ele carrega em sua patente que fica na região do peito. É fato que quanto maior o número de estrelas ou faixas, por exemplo, maior é a responsabilidade do cargo.

Como faz para subir de cargo na Polícia Militar?

Para chegar ao posto de sargento é preciso ingressar na corporação como soldado de 2ª classe, através de concurso público. Depois de dois anos, é possível ser promovido a soldado de 1ª classe, função que precisa ser exercida por pelo menos mais cinco anos antes de tentar prestar um concurso interno para sargento.

Qual o valor do salário de um major da Polícia Militar?

Área Policial