As bolhas na garganta podem ser causadas por diversos fatores, como infecções, alguns tratamentos ou algumas doenças e podem se espalhar para a língua e para o esôfago e ficar vermelhas e inchadas, dificultando a deglutição e a fala.
Quais são os sintomas do câncer de língua?
Macroglossia é o termo médico para designar uma língua maior que o normal.
A língua pode nos fornecer pistas valiosas sobre nossa saúde —não só a bucal, mas também sobre a situação de certos órgãos e a presença de determinadas doenças. Alterações na cor, surgimento de nódulos e até mudanças na textura não devem ser negligenciados, jamais.
Pessoas com narcolepsia apresentam sonolência excessiva durante o dia, muitas vezes apesar de longos períodos de sono excessivo. Muitas pessoas são dominadas por episódios súbitos de sono incontrolável que podem ocorrer a qualquer momento, muitas vezes, sem aviso (chamado de ataques de sono).
A narcolepsia com cataplexia é uma patologia do sono caracterizada por sonolência excessiva durante o dia com sono incontrolável e cataplexia (perda do tónus muscular frequentemente desencadeada por emoções agradáveis).
NARCOLEPSIA E SÍNDROME DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO: ASSOCIAÇÃO DE DISTÚRBIOS DO SONO COMO CAUSA DE SONOLÊNCIA EXCESSIVA. A sonolência excessiva (SE) acomete de 2-5% da população. Diferentes condições clínicas, como os distúrbios do sono(DS), podem acometer de forma distinta ou coexistirem no mesmo paciente.
A Narcolepsia é uma doença do grupo dos distúrbios do sono. Geralmente os profissionais mais capacitados nessa área são médicos super-especialistas em sono. Geralmente eles tem como especialidade principal a psiquiatria ou a neurologia. Especialistas em sono (neurologistas, psiquiatras).
Neurologista. Embora a apneia obstrutiva do sono seja principalmente um problema respiratório , outros distúrbios do sono, como apneia central do sono, narcolepsia e insônia, podem estar relacionados a problemas neurológicos.
A narcolepsia caracteriza-se por sonolência diurna excessiva, geralmente com perda súbita de tônus muscular (cataplexia). Outros sintomas incluem paralisia do sono e alucinações hipnagógicas e hipnopômpicas. O diagnóstico se estabelece por polissonografia e teste de latência múltipla do sono.
Os ataques súbitos de sono, em que a pessoa adormece sem querer enquanto dirige, conversa ou faz outras atividades normalmente entediantes, são a característica mais marcante da narcolepsia, uma doença que pode afetar gravemente a qualidade de vida do indivíduo.
Narcolepsia. Narcolepsia é uma doença caracterizada pela sonolência excessiva, mesmo que a noite de sono tenha sido de qualidade. Nesses casos, a pessoa não consegue se manter concentrada e, nos picos de sono, dorme em qualquer lugar, até mesmo na direção.
Condições médicas. Condições neurológicas como a depressão, ansiedade, narcolepsia ou doenças neurodegenerativas contribuem para a alteração da qualidade e quantidade de sono durante o dia.