Seção e secção significam divisão, separação, repartição, subdivisão, uma parte de um todo. Também pode significar departamento, divisão de repartição pública. Sinônimos de seção/secção: porção, secionamento, fração, setor, ramificação, segmento, ramo, parcela, segmentação, departamento, entre outros.
*As duas palavras possuem o mesmo significado, porém uma é utilizada no português do Brasil (seção) e a outra no português de Portugal (secção). Esta palavra é utilizada para indicar o ator de ceder/transferir/renunciar um direito ou bem. Exemplos: ... Agora, é só caprichar e não errar mais a grafia dessas palavras!
São os planos laterais direito e esquerdo. ... E finalizando, o nosso corpo é formado também por dois planos horizontais, um tangente à cabeça, nomeado de plano cranial ou superior e outro à planta dos pés, chamado de podálico ou inferior.
O primeiro plano rente ao dorso é chamado de plano dorsal; o que passa tangente ao ventre é chamado de plano ventral; o plano que rente a cabeça é o cranial; o que passa na cauda do animal é o plano caudal; o plano rente ao lado esquerdo, é o lateral esquerdo e o do lado direto é lateral direito.
Nesse modo estamos com uma padronização para estudo da anatomia em forma universal. Seguindo dessa posição, temos os planos anatômicos que corta o corpo em partes para facilitar a localização para estudo e descrição de cada plano.
Planos Anatômicos Têm o objetivo de separar o corpo em partes para facilitar o estudo e nomear as estruturas anatômicas com relação espacial. Ou seja, através dos planos anatômicos podemos dividir o corpo humano em 3 dimensões e assim podemos localizar e posicionar todas estruturas.
Segundo Cauduro (2002) o conhecimento sobre o corpo passa pela aquisição de habilidades que o corpo deve adquirir. São elas: esquema corporal, lateralidade, direção, equilíbrio, tonicidade, coordenação, ritmo e espaço-tempo que passam a ser descrito.
Como o corpo próprio é o meio pelo qual o mundo existe para um sujeito, sua condição é ambígua porque ele, sob certo aspecto, não é tangível nem visível, já que ele é aquilo que vê e que toca os objetos. Ele se constitui num limite daquilo que é percebido.
Em síntese, para Ponty, nós não temos um corpo: somos corpos. O corpo humano, juntamente com a realidade externa, é a base da consciência; por essa razão, há um inseparável vínculo existencial entre o sujeito conhecedor e suas circunstância (Merleau-Ponty, 1999).
O objetivo é mostrar que em Merleau-Ponty o corpo-sujeito é este que está posto na realidade e que tem a capacidade de experienciar a si mesmo e o mundo. O mundo é isso que é, as coisas são o que aparecem ao homem, porém, ele tem a capacidade de experienciar e de ver sempre de uma perspectiva nova.
Outra maneira de adquirir consciência corporal é realizando algum tipo de atividade física, seja ela de baixo ou alto impacto. O yoga, por exemplo, é uma ótima prática para conhecer a si mesmo. Os asanas, mais conhecidos como posturas, ajudam a focar no agora e a desenvolver um elo consigo mesmo.
Para atingir o relaxamento é preciso manter o foco na respiração e em cada parte do seu corpo. Para isso você pode apostar na ginástica holística, a qual, com exercícios de baixo impacto, promove a correção da postura, a concentração, o equilíbrio emocional, bem como o relaxamento mental e físico.
A consciência corporal permite identificar uma postura inadequada, hábitos incorretos, sobrecargas desnecessárias durante suas atividades rotineiras e desalinhamentos do corpo. Assim, você estimulará a sua percepção e o seu olhar crítico sobre o corpo, o que ajuda a prevenir lesões e aumenta a sua qualidade de vida!
Como mencionado, a consciência corporal ajuda a reconhecer e identificar os processos diretamente ligados aos movimentos corporais, tanto internos como externos. Logo, ela auxilia na correção dos erros cometidos no dia a dia e gera melhorias nas habilidades e condições físicas do indivíduo.
Consciência corporal é tomar consciência de seu próprio corpo, reconhecendo e identificando processos e movimentos corporais, internos e externos. ... Por isso a importância de termos consciência corporal, que proporciona maior energia e saúde para nossas vidas, consequentemente, mais qualidade de vida.
A ginástica de conscientização corporal consiste em novas maneiras de como o corpo deve ser abordada, e com objetivo desta forma de ginástica, é utilizar diferentes técnicas alternativas ou ginásticas suaves para que o indivíduo se sinta bem, tanto fisicamente, quanto mentalmente.
A ginástica de conscientização corporal consiste em novas maneiras de como o corpo deve ser abordada, e com objetivo desta forma de ginástica, é utilizar diferentes técnicas alternativas ou ginásticas suaves para que o indivíduo se sinta bem, tanto fisicamente, quanto mentalmente.
Objetivo geral Proporcionar melhora no condicionamento físico dos indivíduos através de melhoras nos aspectos da força muscular, potência, resistência cardiovascular, resistência muscular e na flexibilidade além de prevenir e tratar problemas relacionados ao sedentarismo.