3Ao contrário do que muitos pensam, é possível engravidar mesmo com as trompas enoveladas, ainda que existam mais dificuldades do que o normal. 4As duas formas mais comuns de tratamento das trompas enoveladas são a fertilização in vitro e a laparoscopia.
Portanto, a gravidez é possível mesmo quando a mulher tem apenas uma trompa de Falópio, no entanto, a dificuldade de concepção pode ser maior, sendo necessário procurar um especialista em reprodução humana para identificar quais as chances reais e aumentá-las por meio de tratamentos adequados.
A hidrossalpinge é a dilatação das tubas uterinas ocasionada por um processo infeccioso que provoca o acúmulo de líquido. Ela pode ser assintomática, de rápida evolução e causar severos problemas de fertilidade. Por vezes, é consequência de uma infecção sexualmente transmissível (IST).
As trompas uterinas são estruturas tubulares de cerca de 12 cm, ocas, pérvias, que exercem um papel fundamental na reprodução humana.
O trompista prime as chaves com a mão esquerda e, com a mão direita dentro da campana, consegue controlar a afinação, timbre e mesmo ajudar à pega do próprio instrumento. O som da trompa é rico em parciais harmônicos.
Massaguer explica que, geralmente, não existem muitos efeitos colaterais, já que é um procedimento relativamente simples. “Mas, em alguns casos, pode provocar até menopausa precoce. É raro, mas é um possível risco”, diz. Podem ocorrer ainda dores pélvicas e menstruação irregular.