A amnésia global transitória é uma perda súbita e temporária da memória para eventos durante, após e, por vezes, antes do evento que causou a amnésia. O que causa muitos casos de amnésia global transitória não é conhecido, mas um tipo é causado pelo consumo excessivo de álcool ou ingestão de determinados medicamentos.
A amnésia pode ser qualificada em dois tipos:
Frazão ainda ressalta que a amnésia infantil se refere à memória declarativa, a memória que utilizamos para relatar eventos ou para "reviver" situações. Mas aprendizados como andar e falar são outro tipo de memória, que não se perde com a idade.
“Pequenos lapsos de memória são extremamente comuns desde a infância até a fase senil e nem sempre é doença. Na maioria das vezes, nosso cérebro, num processo de escolha das memórias mais necessárias, acaba excluindo aquelas que não são ou as deixando menos acessíveis.
O branco, costuma estar associado a situações de ansiedade ou estresse agudo. “A pessoa fica tão ansiosa, precisa lembrar do nome de uma pessoa e não lembra por nada. São quadros leves, que têm relação com aquela situação.
A perda de memória pode acontecer por diversos fatores, e a maioria é prevenível ou reversível. Entre as causas principais está a ansiedade, que pode estar associada a condições como depressão, alterações do sono, uso de remédios, hipotireoidismo, infecções ou doenças neurológicas, como Alzheimer.
Como evitar a perda de memória
Conheça agora os principais alimentos que turbinam a memória e renove o cardápio para melhorar suas habilidades cognitivas:
Se a memória falha for repetitiva e mudar sua rotina, é essencial se consultar com um médico. As causas podem ser diversas, indo desde dificuldade de sono ou um problema hormonal até depressão ou doenças neurológicas, como o Alzheimer.
Esquecer as coisas com facilidade geralmente é algo visto de forma pejorativa pela maioria das pessoas. Entretanto, um estudo realizado pela Universidade de Toronto, no Canadá, mostra que o esquecimento não é tão ruim assim.
Esquecer palavras É comum que, uma vez ou outra, surja uma dificuldade em nomear certas palavras. Mas caso isso esteja acontecendo com frequência, pode ser um sinal de alerta para o Alzheimer.
Dentre as patologias que alteram a memória estão doenças ou lesões que acometem o cérebro e as demências (Doença de Alzheimer, demência vascular e outras). Estes transtornos devem ser avaliado pelo neurologista.
Assim, a deficiência de vitamina B12 causa confusão mental e até mesmo perda do juízo, sem contar na incapacidade da pessoa de executar uma série de atividades simples – principais características que surgem junto a demência.
Existem diversas causas para a perda de memória, sendo que a principal é a ansiedade, mas também pode estar associada a diversas condições como a depressão, alterações do sono, uso de remédios, hipotireoidismo, infecções ou doenças neurológicas, como doença de Alzheimer.
Esquecemo-nos do que íamos dizer quando somos surpreendidos por algo e o esquecimento deve-se ao mecanismo de travagem do cérebro, para que nos concentremos em algo mais importante.
Se a perda de memória pode deve estar associada á estresse e a ansiedade ; ou também á outras patologias como problemas na tireoide ,diabetes,hipertensão,carência vitamínica ,déficit de atenção . Caso esteja persistindo deve sim ser investigada .
9 truques para não esquecer das coisas
O esquecimento rápido de quase 70% do que aprendemos é porque as informações novas adquiridas ficam na memória de curto prazo, onde o armazenamento é temporário. ... É esse tipo de memória que faz as conexões neurais do que já sabemos com o conhecimento novo adquirido.
Qualquer nome, comum ou não, tem de lutar por espaço no seu cérebro repleto de outras informações. Um nome mais comum pode ser fácil de esquecer porque não soa a nada diferente ou várias pessoas já o têm. É só mais outra Joana, outra Ana, outra Maria que não vai lembrar, por assim dizer.
Esquecer nomes tem a ver com falta de interesse, não habilidade do cérebro. A maioria das pessoas já passou por isso. Você é apresentado a alguém e esquece o nome da pessoa na sequência. Depois passa um tempão tentanto recuperar a informação e mal consegue lembrar a primeira letra do nome da pessoa.
Cinco passos para guardar o nome de alguém
Você sabe como não se esquecer do nome de alguém que acabou de conhecer?
Primeiro, ela almoça. Depois, induz a si mesma a um estado de transe, orientando a própria mente a relaxar e dormir de maneira revigorante....
Dicas para usar a hipnose para esquecer um amor
Concentre-se neste ponto, inspire de forma profunda, segure o ar por alguns segundos e solte lentamente. Enquanto isso, repita em sua mente: “estou com os olhos cansados e a mente pesada, estou entrando em hipnose neste momento”. Faça isso algumas vezes de forma suave, porém, firme e convincente.
Um exercício interessante é a pseudo-hipnose a partir da memória muscular: ao solicitar que a pessoa estique um de seus braços contraindo ao máximo a musculatura local. Quando o processo é interrompido, o braço reage por meio da memória muscular, o que pode criar uma percepção de hipnose na pessoa.
Ressalta-se ainda que não é necessário ter formação superior para exercer a profissão nem ser profissional da área de saúde. No entanto, é obrigatório fazer um curso de hipnose.
A hipnose reduz conexões entre a parte analítica do cérebro, responsável por julgamentos e a parte relacionada ao pensamento introspectivo, imaginação, sonhar acordado. Interpretação: Durante a hipnose, temos uma maior capacidade de não julgar ou analisar como verdadeiro ou falso, aquilo que imaginamos para nós mesmos.
Ciência confirma influência da hipnose sobre atividade do cérebro. Técnica parece induzir alterações específicas no funcionamento cerebral. ... Estudos recentes revelam que não há nada de mágico na hipnose: ela parece utilizar estados fisiológicos totalmente normais do cérebro para alcançar seus efeitos.
Também não há evidências de que a hipnose cause qualquer dano. Ela só tem um risco: pode induzir falsas memórias. É isso aí. Ir a um terapeuta, sentar-se no divã e fazer hipnose com o objetivo de acessar memórias reprimidas é bastante perigoso.