A primeira aplicação será com estudantes da 1ª série do ensino médio, em 2021.
domingo, 31 de maio
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
O Indicador de Fluxo (IF) é calculado por meio da divisão do total de alunos aprovados, pelo total de alunos matriculados em cada série de uma etapa da escolarização. Sendo o Ensino Fundamental composto por cinco séries iniciais e quatro séries finais, e, o Ensino Médio em três séries.
Indicadores de fluxo escolar – Os indicadores são calculados com base em uma metodologia de acompanhamento longitudinal da trajetória dos estudantes e avaliam a transição do aluno entre dois anos consecutivos. É preciso aguardar a consolidação do vínculo dos alunos no último Censo Escolar.
Quando falamos em correção de fluxo escolar, queremos dizer que o curso dos alunos não está se encaminhado pelo trajeto adequado, que é estar matriculado e progredindo, ano a ano, nas etapas escolares, aprendendo os conteúdos correspondentes.
Elas são formuladas a partir das taxas de aprovação, reprovação e abandono. Por sua vez, as taxas de transição ou fluxo escolar relevam a progressão dos alunos entre os anos letivos consecutivos e são compostas pelas taxas de promoção, repetência e evasão. No QEdu estão disponíveis os dados de taxas de rendimento.
Os indicadores de rendimento permitem rastrear e acompanhar o andamento de qualquer projeto que a empresa desejar. As suas informações mais relevantes são disponibilizadas para otimizar o rendimento e a lucratividade.