Fichamento é um método de armazenamento, controle e consulta de informações sobre livros ou documentos através da elaboração de fichas, com conteúdo que facilita o estudo e a aprendizagem. Utiliza-se das técnicas de resumo e resenha para a elaboração de seu conteúdo.
A ficha de esboço, um dos tipos de fichamento, visa a apresentar as principais ideias de uma forma mais detalhada, fazendo uma análise do texto de uma maneira aprofundada. Desse modo, a ficha de esboço deve apontar as ideias centrais em cada uma das páginas da obra ou do artigo científico analisado.
Como fazer o esboço Pergunte a você mesmo questões óbvias como “por que fazer este trabalho?”, “o que isso significa?”, “quais hipóteses devem ser testadas?”, “por quê?”, “quais medidas devem ser realizadas?”, “como deverão ser caracterizadas?”, “o que deve ser aprendido?”, “quais são os possíveis resultados?”.
O cabeçalho engloba título genérico ou específico e letra indicativa da seqüência das fichas se for utilizada mais de uma. O corpo da ficha engloba as informações propriamente ditas. A referência equivale à indicação da fonte bibliográfica do material.
2 - Documentação bibliográfica: consiste em fichar e documentar material extraído de livros, revistas, artigos e outros trabalhos. As fichas de documentação bibliográfica podem trazer acima, à direita, o título ou subtítulo dentro do qual se inserem e, à esquerda, a indicação bibliográfica completa.
Basicamente, o resumo tem como principal característica apresentar com fidelidade as ideias reproduzidas em um texto, primando por elementos inerentes à construção textual. Já o esquema tem como objetivo destacar apenas aquilo que é essencial para um texto, como se fosse um esqueleto formado por tópicos.
Resenha é um tipo de texto usado para descrever e analisar outra produção textual – que pode variar de obras literárias até tratados de anatomia. Todos os livros, de modo geral, podem ser resenhados.
Uma resenha é um texto que sintetiza, de forma crítica ou opinativa, os principais aspectos de uma obra, expressando a opinião do autor sobre ela. Por ser uma síntese, é preciso que ela apresente o que é essencial na obra, como acontece no gênero textual resumo.
Como fazer uma resenha em 7 passos