O sujeito desinencial é o sujeito oculto. Sabendo disso, podemos dar dez exemplos de frases com sujeito oculto: "(Eu) Abasteci no posto da esquina da minha casa." "(Ele) Foi embora mais cedo." "(Eles) Jogaram bola até mais tarde."
Também chamado de sujeito oculto, o sujeito desinencial é o que não aparece na oração e só pode ser identificado pela desinência do verbo.
O sujeito é alguém ou algo de quem ou do que se fala. Ele é facilmente identificado na oração através da utilização do método de pergunta, por exemplo: Ao responder a pergunta “quem correu muito com o veículo?”, identificará o sujeito da oração que, nesse caso, é “o ajudante da loja”. ...
A voz passiva pode ser formada por dois processos: analítico e sintético. Constrói-se da seguinte maneira: Verbo SER + particípio do verbo principal. Por exemplo: A escola será pintada.
São os VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS (VTD). Esses verbos são os únicos que admitem a oração na voz passiva (o sujeito sofre a ação). Quando o objeto direto for representado por um pronome de terceira pessoa (ele, ela, eles, elas), deveremos usar os pronomes O, A, OS, AS.
Agente da Passiva é o termo que indica quem ou o que executa a ação de um verbo na voz passiva. Esse termo vem sempre depois de preposição.
O agente da passiva é um termo usado na voz passiva para indicar o agente da ação. Corresponde ao sujeito na voz ativa. O agente da passiva vem sempre precedido da preposição por ou das suas formas contraídas: pelo, pela, pelos, pelas.