O Plaquetócrito (PCT) corresponde ao volume total de plaquetas num determinado volume de sangue e está diretamente relacionado com a contagem do número de plaquetas, e o volume plaquetário médio (VPM), que é considerado um índice marcador da função plaquetária.
É um câncer adquirido envolvendo o DNA na medula óssea, portanto não presente no momento do nascimento. Na leucemia mieloide crônica ocorre uma alteração genética numa versão imatura das células mieloides, as células que produzem os glóbulos vermelhos, plaquetas e a maioria dos tipos de células brancas do sangue.
Cromossomo Filadélfia ou translocação Filadélfia é uma anormalidade cromossômica que está associada à leucemia mielóide crônica. Corresponde a uma translocação cromossômica recíproca envolvendo os braços longos dos cromossomos 9 e 22.
As translocações são o tipo mais comum de mutação no DNA, que pode conduzir à leucemia. O DNA humano contém 23 pares de cromossomos. Translocação significa que o DNA de um cromossomo se rompe e se liga a um cromossomo diferente.
O gene ABL (Abelson Leukemia Gene, nomeado a partir de Herbert Abelson, o cientista que descobriu esse gene) está localizado no cromossomo 9 e o gene BCR (“breakpoint cluster region” em inglês = região de ponto de quebra) no cromossomo 22.